Depois de anunciar que poderia deixar de lado todas as carroçarias oriundas do Classe A, parece que a Mercedes-Benz vai apostar forte neste último.
De acordo com algumas fotos enviadas por um leitor da Carros & Motores, podem ver-se alguns protótipos de um sedan elétrico que servirá como próxima geração do CLA. O novo design foi apresentado no ano passado pelo Concept CLA-Class, e a Mercedes confirmou o início das vendas em 2025.
São claramente visíveis as jantes de grandes dimensões que incluem um potente conjunto de travões. Os rotores, que parecem ter sido perfurados em cruz, quase preenchem as jantes. A traseira também apresenta uma grande secção de camuflagem que provavelmente esconde uma asa traseira ativa. Também é possível ver novos pormenores, como os farolins traseiros que integram os logótipos da estrela da Mercedes, uma caraterística de design prevista no Concept CLA-Class.
O Classe CLA redesenhado, bem como outros membros da próxima geração da família de compactos da Mercedes, será montado numa plataforma recentemente desenvolvida, denominada MMA (Mercedes Modular Architecture), que suporta grupos motopropulsores híbridos e totalmente elétricos. O Classe CLA redesenhado será o primeiro modelo a ser construído sobre esta plataforma. A plataforma acabará por ser utilizada para todos os modelos Mercedes até ao segmento do Classe C, inclusive.
Um Classe C elétrico e um Classe GLC elétrico também já foram vistos em testes. Separadamente, a AMG está a trabalhar na sua própria plataforma AMG.EA EV, que deverá ser lançada no próximo ano num sucessor do GT de quatro portas.
O Classe CLA redesenhado fará parte de uma gama compacta reduzida que a Mercedes designa por Entry Luxury (mais acima estão o Core Luxury e o Top-End Luxury). Outros modelos do grupo Entry Luxury incluirão versões redesenhadas do CLA-Class Shooting Brake, do GLA-Class e do GLB-Class, sendo provável que todos eles tenham as suas próprias variantes com afinação AMG. Há também rumores de que será lançada uma nova geração do Classe A hatchback, mas para já não passam de rumores.