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A ideia é que, inicialmente, as pessoas estavam relutantes em relação aos smartphones sem botões, tal como os entusiastas dos automóveis precisam de tempo para se habituarem a reduzir o tamanho.

Embora a AMG tenha vendido carros de quatro cilindros durante anos, a maioria dos puristas não vê modelos como o CLA45 e o GLA45 como AMG completos devido aos seus insignificantes motores de 2,0 litros. Os entusiastas têm um problema com os mais recentes C63 e GLC63, uma vez que estes também têm agora quatro cilindros, embora complementados por uma potente configuração híbrida plug-in. Apesar da relutância inicial, a Mercedes acredita que os AMGs com motores de dimensões reduzidas vão proliferar.

Falando com a revista australiana Carsales, o chefe da montadora na Austrália comparou a aceitação gradual dos híbridos plug-in de quatro cilindros aos primeiros dias dos smartphones sem botões. Jaime Cohen sugeriu que, tal como algumas pessoas resistiram inicialmente aos dispositivos móveis sem teclas físicas, o formato acabou por se tornar um sucesso generalizado.

“Eu fui um dos que não gostou do telemóvel sem teclado. Mas depois… Portanto, esse progresso leva algum tempo e, no final, é bem sucedido porque é um bom produto e é isso que convence as pessoas. Não creio que haja um problema, é uma transição, e as transições levam sempre tempo”.
Cohen acredita que o mesmo aconteceu com as transmissões automáticas quando os fabricantes de automóveis começaram a descontinuar as manuais. Bem, nem todas as marcas premium, uma vez que a BMW ainda vende vários modelos M (mais o roadster Z4) com três pedais. O patrão da Mercedes na Austrália diz que as pessoas hesitaram em dizer adeus às caixas manuais, mas, passado algum tempo, os dois pedais tornaram-se comuns: “Quando começámos a mudar, toda a gente estava convencida das nossas transmissões automáticas. Mas, eventualmente, agora… toda a gente tem uma”.

Cohen não é o primeiro alto funcionário da Mercedes a defender a adoção de um grupo eletrificado de quatro cilindros em detrimento do bom e velho V8. Ainda no mês passado, o chefe da AMG, Michael Schiebe, admitiu que “para alguns clientes, é preciso tempo para ficarem realmente entusiasmados com a tecnologia”. Ele continuou dizendo que “é importante ter a mente aberta quando se trata de tecnologia”.

 

 

Ricardo Carvalho

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