Revistacarros

Mercedes-Benz corta produção do Classe S devido à quebra nas vendas

Um ícone do luxo automóvel, o Mercedes Classe S está a passar por tempos difíceis devido à diminuição das vendas. No primeiro trimestre, as entregas caíram quase 37% para apenas 16.900 carros, incluindo os derivados AMG e Maybach.

A marca alemã ainda não divulgou os detalhes das vendas do Classe S para o segundo trimestre. No entanto, as entregas combinadas do Classe S, EQS, EQS SUV e GLS caíram quase 23%, para 33.400 carros.

Com isto em mente, não é de surpreender que a Mercedes tenha confirmado os rumores sobre o corte de produção do seu topo de gama. Numa entrevista ao Automobilwoche, um porta-voz da empresa anunciou que o Classe S será fabricado num único turno na Fábrica 56 em Sindelfingen. De acordo com a publicação, a fábrica de montagem tem sido subutilizada durante meses devido a um declínio acentuado nas vendas.


A Automobilwoche cita um fornecedor de componentes interiores que afirma que a redução da produção do Classe S é uma “catástrofe”. A mudança para uma operação de turno único nas instalações de Sindelfingen entrará em vigor após as férias de agosto. O representante da Mercedes diz que alguns dos trabalhadores serão encarregados de outras tarefas relacionadas com a produção na fábrica onde o EQS totalmente elétrico também é fabricado.

A Mercedes está a trabalhar numa atualização a meio do ciclo para o Classe S. No final de junho, o CEO Ola Källenius declarou que a empresa está a gastar “muito mais” do que normalmente investe num modelo renovado. A empresa relaxou os seus objectivos demasiado ambiciosos em termos de veículos eléctricos, decidindo investir mais dinheiro em motores de combustão. Dos três grandes sedans alemães, o Classe S é o único que ainda oferece um motor de doze cilindros, mas este só está disponível na variante Maybach.

Não nos esqueçamos que, até há alguns anos, existiam também os modelos Classe S Coupé e Classe S Descapotável. Ambos foram eliminados da gama e substituídos indiretamente pela nova dupla 2+2 GT Coupe e SL.

 

Exit mobile version