Os modelos totalmente elétricos da Mercedes-Benz desempenham um papel fundamental na implementação da estratégia empresarial sustentável da marca.
No entanto, os desejos e as necessidades de mobilidade dos clientes em diferentes regiões do mundo determinam o ritmo desta transformação. Por isso, o novo CLA também estará disponível, no final do ano, numa versão híbrida com tecnologia de 48 volts e um motor elétrico integrado na transmissão.
Visualmente, o CLA híbrido assemelha-se muito ao seu homólogo elétrico. Uma das poucas caraterísticas distintivas é a grelha do CLA híbrido. Tem uma grelha clássica com o padrão de estrelas da Mercedes-Benz em cromado, enquadrada de série por uma guia de luz LED.
O design do motor e da transmissão é muito compacto graças ao espaçamento entre cilindros e à disposição lado a lado do motor elétrico. O motor elétrico, o inversor e a transmissão formam uma unidade altamente integrada. Uma bateria de 48 volts recentemente desenvolvida com tecnologia de iões de lítio oferece um conteúdo energético de até 1,3 kWh. Mais uma vez, o design é particularmente compacto: as células da bateria e o conversor DC/DC estão integrados no flatpack.
O motor elétrico oferece um apoio inteligente em toda a gama de velocidades. Melhora significativamente a aceleração, especialmente a baixos regimes do motor. A velocidades urbanas e quando são necessários menos de 20 kW, os modelos híbridos podem ser conduzidos apenas com energia elétrica. A chamada “navegação elétrica”, ou seja, o “coasting” eficiente com um sistema de tração desacoplado, é possível até uma velocidade de cerca de 100 km/h.
Uma vez que o binário de saída do motor de combustão e do motor elétrico se somam, o binário máximo está disponível numa vasta gama de velocidades. Além disso, o arranque do motor de combustão pode ser efetuado inteiramente pelo motor elétrico e pela embraiagem de desconexão, eliminando a necessidade de um motor de arranque de pinhão convencional. A função start-stop e a comutação entre os dois motores são quase impercetíveis para o condutor.
O motor elétrico, incluindo o inversor, está integrado numa nova e muito compacta transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades (8F-eDCT). Este desenvolvimento é designado por “eDCT” porque o motor elétrico está integrado na transmissão e o controlo do sistema mecânico é eletro-hidráulico. Um motor elétrico serve as duas linhas da dupla embraiagem. A transmissão de potência e a desconexão são conseguidas através de duas embraiagens de acionamento e uma embraiagem de desconexão. A ampla distribuição das oito relações de transmissão também beneficia a eficiência, uma vez que permite a otimização dos pontos de funcionamento do motor.
O motor de combustão, desenvolvido pela Mercedes-Benz, é uma unidade de quatro cilindros a gasolina com uma cilindrada de 1,5 litros. O motor, designado M 252, pertence à família de motores modulares (FAME) e é adequado para uma variedade de aplicações em veículos.
As caraterísticas comuns dos motores FAME incluem um cárter totalmente em alumínio com tecnologia NANOSLIDE e uma cabeça de cilindro com um coletor de escape parcialmente integrado. Estão também equipados com um turbocompressor com uma turbina segmentada e uma ligação scroll comutável. Outros destaques são o trajeto compacto do ar de sobrealimentação e o sistema de escape montado perto do motor. O seu design de caixa única está preparado para as futuras normas de emissões. O conceito do compressor de refrigerante elétrico com tecnologia de 48 volts, adotado do M 256, reduz a fricção e permite que o veículo seja climatizado quando está parado e durante a condução elétrica.
Por razões de eficácia, o motor a gasolina utiliza um processo de combustão baseado no ciclo Miller. O fecho relativamente precoce das válvulas de admissão reduz as perdas por estrangulamento e permite uma elevada taxa de compressão de 12:1. Esta conceção ajuda a manter uma eficiência elevada e um baixo consumo de combustível, especialmente em carga parcial, o que é muito comum na condução quotidiana. Isto também reduz as emissões de NOx.
A nova unidade motor-transmissão tem dimensões compactas e é instalada transversalmente entre as articulações da direção. Outra vantagem é o comportamento exemplar em termos de NVH (ruído, vibrações e aspereza). Conceptualmente, o M 252 já está em vantagem neste ponto, porque a Mercedes-Benz utiliza quatro cilindros em vez de três. Além disso, o motor possui um extenso pacote NVH de espumas e coberturas para reduzir a radiação sonora. O CLA também apresenta o conceito de anteparo duplo, conhecido de classes de veículos superiores. Além disso, o isolamento da antepara foi alargado aos lados do pilar A e ao piso.
Os modelos CLA com tração híbrida são produzidos de forma flexível na mesma linha da fábrica da Mercedes-Benz em Rastatt que os seus homólogos totalmente elétricos. A produção é neutra em termos de carbono. A fábrica é abastecida com 100 por cento de eletricidade verde, a maior parte da qual é adquirida externamente.