O ano de 2020 ficou marcado pela pandemia mundial da Covid-19. Apesar deste cenário, a Mercedes-Benz comercializou 13.752 automóveis no ano passado, registando um previsível decréscimo de 17% face a 2019, ano recorde de vendas da marca em Portugal, mesmo assim menor do que a quebra do mercado total (-35%).
Foi igualmente alcançada uma assinalável quota de mercado de 9,5%, uma das maiores a nível mundial. Em Portugal, a Mercedes-Benz foi, em 2020, a 3ª marca mais comercializada em Portugal.
Entre os modelos Mercedes-Benz mais procurados a nível nacional destaque para o Classe A, cuja estreia da 4ª geração decorreu em maio de 2018, com 5.979 unidades comercializadas. O segmento compacto da Mercedes-Benz, este ano com o novo modelo GLB incluído, vendeu 8.710 unidades em 2020. Destaque para o Classe C Station que foi o 2º modelo mais comercializado com 989 unidades comercializadas.
A família Classe E apresentou bons resultados, com um volume de vendas nesta gama (que inclui CLS e GLE) que atingiu as 2.289 unidades, o que corresponde a um aumento de aproximadamente 17% face a 2019.
Em 2020, os veículos PHEV da Mercedes-Benz (sob a sigla EQ Power) tiveram grande relevância nas vendas da Marca com um crescimento de 201% face a 2019 (3.354 unidades vendidas), alcançado a liderança em Portugal neste importante segmento. O modelo 100% elétrico EQC, comercializado nos finais de 2019, destaca-se igualmente com 225 unidades vendidas, o que correspondeu à quota total de produção disponível para Portugal.
Atualmente, os modelos Mercedes-Benz EQ já representam 26% do total das vendas da Mercedes-Benz em Portugal, um crescimento substancial da marca EQ e que reflete a estratégia definida de redução de emissões de CO2 e a consolidação da liderança da marca Merecedes-Benz no caminho para a neutralidade carbónica.
A Mercedes-AMG continuou a sua forte ofensiva em 2020, com um total de 281 modelos comercializados, com especial destaque para o Mercedes-AMG GT 4 portas, com 70 unidades vendidas no ano passado.
Em 2020, a smart tornou-se a primeira marca 100% elétrica a nível mundial. No ano de transição e, tal como previsto, a smart sofreu uma quebra face a 2019 quando comparando com as vendas de viaturas a combustão. Não obstante, conseguiu comercializar 518 unidades totalmente elétricas em Portugal, um aumento de vendas de 27,3% face a 2019.