A AMG, divisão desportiva da Mercedes-Benz apresentou as linhas com as quais vai coser o seu futuro. Começa por revelar duas novas motorizações híbridas plug-in com potências até aos 815 CV e tração integral.
A marca apresentou a sua estratégia E-Performance que assenta no já conhecido motor V8 de 4 litros e ainda também na nova montagem longitudinal do motor de quatro cilindros 2.0 litros turbo que recebem a designação M177 e M139.
Vão ser acoplados a um conversor de binário AMG de nove velocidades e o segundo com um caixa DCT-Speedshift. Ambos os motores recebem um motor elétrico colocado no eixo traseiro.
Esta unidade assíncrona garante um acréscimo permanente de potência de 95 cv, embora possa chegar, por breves momentos aos 204 cv e 300 Nm de binário (apenas nos modos de condução mais desportivos), assegura, ainda, uma primazia na tracção das rodas traseiras.
Esta nova solução, defende a AMG, contribui, igualmente, para uma distribuição mais favorável do peso frente-atrás, aspecto considerado crucial nos futuros modelos E-Performance, nomeadamente, em termos de condução. Isto, apesar de um aumento médio no peso, de cerca de 200 kg.
Quanto à bateria escolhida para fazer funcionar o motor elétrico, trata-se de um pack de iões de lítio de 6,1 kWh e 400V, a qual recorre a células cilíndricas, para uma acomodação mais compacta. E que, desenvolvida em conjunto com a Performance Powertrains, a empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia dos monolugares de F1 da Mercedes-Benz, deverá pesar cerca de 89 kg.
A juntar a tudo isto, a possibilidade do condutor poder utilizar este novo sistema de propulsão PHEV, num de cinco modos de condução: Electric, Comfort, Sport, Sport+, Race e Individual.
O PHEV de base V8, deverá estrear-se no futuro GT73e 4Matic de quatro portas, e poderá anunciar uma potência combinada de 815 cv e mais de 1000 Nm de binário.
Além deste GT73e, o mesmo PHEV poderá vir a ter aplicação num possível S73e 4Matic, ou ainda num SL73e 4Matic.
Quanto à variante quatro cilindros PHEV, deverá ser estreada no sucessor do C63 4Matic, o qual deverá assumir a designação de C63e 4Matic e cuja apresentação deverá ter lugar no início de 2022.