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Mercedes-AMG GT comemora 10 anos de…estrada

Este mês, o Mercedes AMG GT celebra o seu 10º aniversário! Um marco importante, uma vez que este desportivo com motor V8 se manteve no catálogo e até recebeu uma segunda geração.

Há muito tempo que a Mercedes não tinha um automóvel desportivo no topo da sua gama. De facto, o AMG GT é o primeiro a manter-se tanto tempo. Recordamos o seu antecessor, o espetacular SLS AMG, com as suas portas de asa de gaivota. Este teve uma carreira curta, permanecendo no catálogo da marca durante apenas 4 anos. Antes dele, houve vários modelos no topo da gama, mas nenhum podia ser descrito como um supercarro. O Mercedes-McLaren SLR é um bom exemplo, mas é um caso à parte.

Em 2014, o AMG GT assumiu o controlo. Desde então, nunca mais abandonou o seu posto, atuando como o topo da gama desportiva da Mercedes. A segunda geração acaba de chegar ao mercado, com um design revisto e um desempenho melhorado. Mas lembra-se do AMG GT original?
Apresentado pela primeira vez em 2014, o Mercedes AMG GT foi um sucesso junto do público. Embora visualmente mais sensato do que o SLS, adotou um estilo agressivo, com asas alargadas e um longo capô. O habitáculo, no entanto, não tinha nada em comum com o seu antecessor, com a consola central a conter inúmeros controlos para os modos de condução, sistemas de escape e conforto dos passageiros.

Este é um dos pontos fortes do AMG GT: a sua versatilidade. Enquanto o SLS era mais radical e não necessariamente utilizável no dia a dia, este último pode ser facilmente utilizado para ir buscar pão ou para diversão numa estrada rural ligeiramente deslizante. O carro oferecia uma bagageira razoavelmente grande para o segmento, bem como bancos aquecidos e auxiliares de condução.

Debaixo do seu longo capô, albergava um V8 4.0 twin-turbo que produzia 462 CV no lançamento, o suficiente para pisar os calcanhares de um tal de Porsche 911. A marca lançaria mais tarde uma versão S com 510 CV. O AMG GT também viria a estar disponível como um roadster, antes da chegada das versões R e R Pro, cada uma com 585 CV. Em 2020, a Mercedes dá um passo em frente com a apresentação do AMG GT Black Series, uma variante dedicada às pistas com um pacote aerodinâmico digno de um carro de competição, ainda equipado com o 4.0 twin-turbo V8, mas desta vez com 730 CV!
Atualmente, a primeira geração deu lugar à segunda, com linhas reformuladas que acabam por ser mais suaves. Mas isso é uma questão de gosto, afinal de contas. Ao contrário do seu antecessor, este modelo está agora disponível nas versões 43 e 63 (tal como os outros modelos com a marca AMG). A primeira versão utiliza um pequeno motor eletrificado de 4 cilindros com 421 CV, enquanto a segunda utiliza o V8 de 585 CV.

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