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É oficial: a Mercedes-Benz confirma que está a desenvolver o segundo automóvel baseado na sua nova plataforma AMG.EA totalmente eléctrica. Revelamos todos os seus segredos e a data de lançamento.

Quatro motores e 1.000 CV. Não é oficial, mas já correm rumores na Alemanha que o primeiro SUV elétrico de alta performance já em desenvolvimento pela Mercedes-AMG poderá oferecer um valor de potência deste género.

Para já, o que está confirmado com certeza é que não será apenas mais um SUV, mas sim um super SUV de alta performance. Como também pudemos saber,a data provável de lançamento que deverá ser em 2026, juntamente com o sucessor elétrico do também desportivo AMG GT 4 portas. Construído sobre uma nova plataforma específica AMG.EA, este novo modelo já foi concebido de raiz com todo o ADN AMG no centro da sua proposta.
Um SUV “AMG em primeiro lugar, totalmente elétrico em segundo”.

Desenvolvido “inteiramente in-house” pela Mercedes-AMG, como a própria marca confirma que é “AMG first, all-electric later”, o seu primeiro esboço oficial já deixa antever um perfil altamente aerodinâmico e musculado, esculpido a partir de um longo capot tipo coupé, com linhas agressivas de para-choques e uma linha de tejadilho inspirada nas maiores criações desportivas do mercado.

A plataforma AMG.EA já possui uma arquitetura eléctrica de 800V, pelo que este novo SUV elétrico, cujo nome ainda não é conhecido, deverá chegar com capacidade de carregamento rápido e elevado desempenho elétrico. Espera-se que tanto este modelo, como o sucessor elétrico do AMG GT 4 portas que também nascerá desta mesma base, sejam equipados com motores eléctricos leves de fluxo axial, desenvolvidos à medida para a AMG pela empresa britânica Yasa.

As informações provenientes da Alemanha sugerem que o SUV de desempenho deverá apresentar uma configuração de quatro motores com mais de 1.000 CV (746 kW), tração integral e sistemas avançados de vectorização de binário. Também é provável que tenha direção às 4 rodas, suspensão ativa e uma bateria específica para a AMG.

Em termos de dimensões, este novo SUV de performance poderá ter dimensões semelhantes às do concept Vision AMG 2022, medindo cerca de 5,1 metros de comprimento, com uma distância entre eixos superior a metros. Assim, seria maior do que o Mercedes-AMG GLE 63 com motor de combustão, para o qual já poderia ser um substituto elétrico, aproximando-se assim do seu porta-estandarte EQS totalmente elétrico.

Até agora, é tudo o que podemos dizer sobre um automóvel que está prestes a ser submetido aos primeiros testes de produção este inverno e que se tornará o primeiro SUV a ser desenvolvido inteiramente nas instalações da AMG em Affalterbach nos seus 57 anos de história.

Atualmente, a Mercedes-AMG tem seis linhas de modelos SUV: GLA, GLB, GLC, GLE, GLE, GLS e EQE SUV, sendo o icónico Mercedes-AMG G 63 Geländewagen a joia da coroa da gama de SUVs de desempenho. A nova criação promete certamente grandes sensações, e veremos com os nossos próprios olhos dentro de pouco tempo!

Ricardo Carvalho

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