Os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) indicam que, na categoria de ligeiros de turismo, foram matriculados 17.329 veículos em Abril, mais 7,6% do que no mesmo mês de 2023.
Em relação ao último mês, quando comparado com o mesmo período do ano passado, as novas matriculas no mercado nacional tiveram um aumento de 14,3%, correspondente a 20.895 viaturas novas. No primeiro quadrimestre de 2024, as matriculas totalizaram 76.373 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 11,8% relativamente a período homólogo de 2023.
De evidenciar o crescimento de veículos movidos a energias alternativas, com 52,2% das viaturas novas matriculadas de Janeiro a Abril deste ano. Em particular, verifica-se que 16% dos ligeiros de passageiros novos eram totalmente elétricos, com os 100% híbridos a representarem 16,1% e os híbridos plug-in a chegarem aos 12,2%.
Já em relação só ao mês de Abril, o peso dos “elétricos” foi de 16,3% quando comparado com o mesmo mês do ano passado.
A categoria dos ligeiros de mercadorias registou, no último mês, uma evolução positiva de 83,9% face ao mês homólogo do ano anterior, com 3.034 unidades novas matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 10.625 viaturas, um aumento de 28% comparativamente aos primeiros quatro meses de 2023. Quanto aos veículos pesados de passageiros e de mercadorias, em Abril a soma destas duas categorias teve um aumento de 2,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, com 532 veículos.
Marcas
Por marcas, a Peugeot continua a ser a líder absoluta do mercado de ligeiros de turismo, com as 8.028 unidades novas matriculadas de Janeiro a Abril a corresponderem a 10,51% de quota de mercado. Segue-se a Renault, com 6.033 veículos e a Dacia com 5.978 viaturas, com a Mercedes-Benz, já fora do pódio, a matricular 5.676 unidades. A Citroën mantém a quinta posição, com 4.675 veículos, seguida da BMW (4.543), Toyota (4.110), Volkswagen (3.559) e Nissan (3.343), com a Tesla a lutar pelo nono lugar da tabela com 3.339 viaturas.