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Comecemos pelo principio: o McMurty Spéirling não é um daqueles carros a que estamos habituados e não, muito provavelmente não vamos ver um a passear pelas ruas.

É sim um hipercarro EV que chegou a Goodwood e com Max Chilton ao volante, obliterou o anterior recorde da rampa – detido pelo Volkswagen ID.R – com um tempo de 39,08 segundos.

No coração do Spéirling está uma bateria de 60 kWh e motores elétricos que fornecem um total de 1.000cv, mas como qualquer bom carro de corrida, o foco do Spéirling está mais virado para a força descendente. Tanto, que gera mais força descendente do que um carro de Fórmula 1 a 241 km/h, graças em grande parte ao uso de duas ventoinhas que enviam ar através do carro. Pode não parecer um grande feito, mas estas ventoinhas são capazes de gerar 2.000 kg de força descendente quando o carro está parado!

Como se não bastasse, o segredo do Spéirling está também na sua leveza, já que o uso extensivo de fibra de carbono faz com que este monstro de corrida pese menos de 1.000Kg. Isto traduz-se numa relação peso/ potência de mais de 1.000cv por tonelada! Mas palavras para quê? O vídeo (https://youtu.be/5JYp9eGC3Cc) diz tudo.

Por: Nuno Freitas Faria

Ricardo Carvalho

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