As preocupações financeiras da McLaren, fabricante de supercarros e equipa de corridas, estão bem documentadas, mas o seu novo proprietário, a CYVN Holdings, sediada no Abu Dhabi, pode muito bem ser a resposta aos problemas da empresa de Woking.
Recorde-se que a empresa havia sido vendida, no início deste ano, vendida ao fundo soberano de Bahrein Mumtalaket. A empresa adquiriu na totalidade o construtor britânico, desde a produção de supercarros como sua subsidiária de corrida.
Um potencial acordo entre o investidor detido pelo governo de Abu Dhabi e o fabricante foi anunciado pela primeira vez em outubro de 2024. No entanto, embora o acordo tenha sido assinado, será concluído sujeito às condições habituais de fecho e à obtenção de aprovações regulamentares.
Assim que o negócio for concluído, a CYVN Holdings e a McLaren acreditam que a nova parceria “capacitará a McLaren a atingir seu potencial máximo por meio do acesso a recursos de engenharia e design, tecnologia de ponta e liderança experiente para impulsionar a trajetória da McLaren”.
Sua Excelência Jassem Mohammed Bu Ataba Al Zaabi, Presidente da CYVN Holdings, disse: “Esta aquisição marca um momento decisivo na visão da CYVN de construir uma plataforma de mobilidade líder e globalmente conectada e ressalta o papel crescente de Abu Dhabi como um centro global de excelência para inovação em mobilidade avançada. Ao combinar a herança icónica e a experiência da McLaren com as capacidades avançadas de engenharia e tecnologia da CYVN, pretendemos redefinir a mobilidade de alto desempenho e estabelecer uma nova referência de excelência.”
Sua Excelência Shaikh Salman bin Khalifa Al Khalifa, Ministro das Finanças e da Economia Nacional e Presidente do Conselho de Administração da Mumtalakat, o fundo soberano do Reino do Barém, declarou: “Este acordo marca um momento crucial na visão estratégica da Mumtalakat para a transformação do Grupo McLaren, que incluiu a sua recente reorganização que abriu portas a novas vias estratégicas e oportunidades de parceria. Estamos confiantes na capacidade da CYVN para desenvolver o forte legado da McLaren e desbloquear todo o seu potencial, com a Mumtalakat a continuar a desempenhar um papel estratégico na capacidade da McLaren para beneficiar do crescimento futuro. Com as capacidades avançadas de engenharia e a visão de futuro da CYVN, acreditamos que é o parceiro perfeito para impulsionar a próxima fase de crescimento e evolução da McLaren”.