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A Mazda anunciou que já produziu mais de dois milhões de automóveis equipados com motor rotativo, uma configuração única que, em vez de êmbolos de movimento alternativo, recorre a rotores triangulares para a produção de potência.

O primeiro modelo da Mazda a dispor de um motor rotativo foi o Mazda Cosmo Sport, também conhecido por 110S, introduzido em 1967. Desde então, a Mazda tem vindo a evoluir a tecnologia empregue nos seus motores, aperfeiçoando a potência, a economia e a durabilidade.

Depois de uma pausa de cerca de onze anos – com o final de produção do desportivo RX-8 em 2012 – a Mazda retomou recentemente a produção de motores rotativos, aplicando-o no novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV, o décimo segundo modelo da Mazda a receber esta singular configuração mecânica. A marca japonesa é assim o único construtor de automóveis a produzir motores rotativos em série durante longos períodos de tempo.

“O motor rotativo é uma vertente essencial da história da Mazda e representa o nosso ‘imparável espírito desafiante’. O motor rotativo é muito apreciado pelos clientes em todo o mundo e é com grande entusiasmo que retomamos a sua produção e assistimos ao seu regresso. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer sinceramente a todos os que nos apoiaram nesta jornada, em particular, aos muitos clientes que adquiriram veículos com motor rotativo, aos nossos fãs de motores rotativos e a todos os nossos parceiros de negócio que estiveram envolvidos no desenvolvimento e produção. No futuro, continuaremos a transmitir este ‘imparável espírito desafiante’, oferecendo veículos atrativos que proporcionam aos nossos clientes uma experiência de condução emocionante, mesmo na era da eletrificação”, Takeshi Mukai, Diretor e Administrador-Delegado Sénior da Mazda.

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