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É o que estão a fazer muitos fabricantes de automóveis. Em vez de criarem logótipos renovados com design mais complexos, as marcas decidiram simplificá-los. Como? Desenvolvendo-os num formato plano, 2D, supostamente mais preparado para a era digital.

A Mazda é a mais recente marca a aderir a esta tendência. Um recente registo de patente no Japão mostra o logótipo atualizado da empresa japonesa com um aspeto muito mais simples do que antes. Pode gostar mais ou menos dele, mas o facto é que o aspeto do novo logótipo não está longe do do seu antecessor. Em particular, mantém a forma (que a empresa tem vindo a utilizar desde 1997), com um “M” incorporado num emblema circular.


Não é certo que este novo logótipo será oficialmente incluído nos futuros modelos da Mazda, mas não seria uma surpresa. Uma possibilidade é que a Mazda utilize o seu novo logótipo apenas para veículos elétricos, ou que este se destine à joint-venture da marca na China: Changan Mazda. Na verdade, o logótipo já foi utilizado num concept car revelado em abril.
Trata-se do SUV Arata, que se estreou na Auto China 2024 (Pequim) e cujo modelo de produção, 100% elétrico, chegará à China no próximo ano.

Ricardo Carvalho

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