No Salão Automóvel de Tóquio do ano passado, a Mazda deu a entender a possibilidade de um MX-5 mais apimentado ao mostrar o concept car Spirit Racing (RS). Bem, um ano depois e no mesmo evento, a versão de produção foi revelada como uma edição limitada para o Japão.
Baseado na versão soft-top, este roadster especial apresenta uma série de atualizações por dentro e por fora, incluindo sob o capô.
O mais notável é que o motor Skyactiv-G de 2,0 litros de aspiração natural recebeu finalmente mais potência, passando de 184 CV para 200 CV, graças a uma série de atualizações adicionais.
Claro que 16 CV extra podem não parecer muito, mas para um carro tão leve, a marca japonesa está confiante de que fará a diferença. Esta série limitada, denominada Mazda Spirit Racing Roadster 12R, inclui alterações na admissão, escape, cabeças de cilindro, pistões e árvores de cames para obter a potência extra.
Embora ainda não tenha sido divulgada uma galeria de fotos completa, sabemos que o carro será vendido com um kit de carroçaria aerodinâmico e pintura Aero Gray. Esta versão também está equipada com jantes forjadas leves Rays TE37 com pneus Yokohama Advan AD09 e travões dianteiros Brembo.
Outros pormenores incluem escape Fujitsubo, spoiler traseiro, amortecedores Bilstein adaptativos e bancos Recaro com arnês de quatro pontos Sabelt. Estes componentes confirmam que não se procurou apenas uma imagem desportiva, mas também um dinamismo mais apaixonado.
A Mazda utiliza Alcantara para envolver o volante, o travão de mão, a consola central e o manípulo da caixa manual de seis velocidades. A edição especial distingue-se também pelo emblema “12R” na traseira e por uma placa numerada individualmente no motor.
A produção será limitada a 200 unidades, com um preço de sete milhões de ienes cada. Com as taxas de câmbio atuais, o preço é de 43.200 euros. Os livros de encomendas serão abertos no Japão no outono.
Se a procura exceder a oferta, como parece provável, a Mazda organizará um sorteio para determinar os 200 compradores.