A Mazda fez saber que o novo MX-5, aquele que será o NE, vai manter o motor de combustão, uma solução que a marca japonesa não quer perder neste modelo.
A nova geração, a lançar em 2024, vai utilizar um motor de combustão Skyactiv-X, de quatro cilindros, mas com assistência “mild-hybrid”.
Este motor, que recentemente recebeu um “upgrade” (estando presente nas gamas Mazda 3 e CX-30 com 186 cv), combina tecnologia de ignição por compressão, de modo a reduzir o nível de consumo e emissões de CO2. Em consequência disso, esta motorização ajudará a cumprir as normas ambientais cada vez mais restritas, sobretudo na Europa.
A escolha do Skyactiv-X poderá indicar um adeus definitivo ao motor 1.5 a gasolina, mas está garantida a combustão bem como a caixa de velocidades manual.
Visualmente, o próximo MX-5 aproximar-se-á das propostas mais recentes da marca japonesa como o Mazda3, CX-30 e MX-30. Face a isso, espera-se uma grelha dianteira com um novo formato e faróis em LED angulares. Já por dentro, estão previstos melhores materiais, um painel de instrumentos digital e comandos mais modernos, numa tentativa de tornar o MX-5 mais premium.