fbpx




A Mazda iniciou, finalmente, a comercialização do novo MX-30 R-EV, basicamente um MX-30 plug-in, solução que recorre a um motor rotativo Wankel para garantir uma autonomia total alargada para este modelo que se vendia até aqui apenas numa versão elétrica.

Com uma bateria de 17,8 KWh, o MX-30 R-EV oferece uma autonomia 100% eléctrica de 85 km e, fruto da utilização da tecnologia de motor rotativo exclusiva da Mazda, o novo motor a gasolina de rotor único, com 830 cc de cilindrada, permite viagens de longa distância sem ansiedades ao nível dessa mesma autonomia ou nos carregamentos, até porque pode ser abastecido com gasolina.

Atuando apenas como gerador, ou seja, sem ter qualquer ligação mecânica direta com as rodas, a unidade rotativa assegura que o MX-30 R-EV pode sempre locomover-se na estrada através do motor eléctrico, proporcionando uma experiência de condução EV perfeita.

O motor rotativo encontra-se colocado no compartimento mecânico, ao lado do gerador e do motor de alto rendimento. A combinação da bateria de 17,8 kW e do depósito de combustível de 50 litros cria, assim, um híbrido plug-in único, com uma autonomia total flexível superior a 600 km, com apenas 21 g/km de emissões de CO2 (WLTP), assegurando um desempenho ambiental líder na sua classe.

A compatibilidade com carregamentos AC e DC representa outra vantagem. O carregamento AC trifásico far-se-á em cerca de 50 minutos e, para máxima flexibilidade do cliente, o carregamento rápido DC pode ser concluído em cerca de 25 minutos. O Mazda MX-30 R-EV conta com três modos de condução – Normal, EV e Charge – para se adequar a diferentes situações e graças a uma potência de 125 kw / 170 CV, oferece uma performance de aceleração ligeiramente acima da do MX-30 100% elétrico, de 145 CV.

No capítulo dos preços desta inédita versão do Mazda MX-3, a versão Prime-Line, de entrada na gama, é proposta por 40.927 €, seguindo-se a variante Exclusive-Line por 41.887 €, sendo ambas de configuração única. Em função da inclusão (ou não) de determinados equipamentos, dando ao cliente uma maior possibilidade de escolha, a versão Advantage apresenta-se em quatro configurações e um intervalo de preços entre os 42.177 € aos 42.427 €. Já a variante Makoto conta com o maior leque de configurações (18), num intervalo de preços dos 43.677 € aos 46.127 €. Note-se que a opção por qualquer das composições interiores tradicionais – Industrial Vintage, Modern Confidence ou Urban Expression – não influi nos preços finais.

Quanto à exclusiva variante MX-30 e-Skyativ R-EV Edition R tem um PVP de 46.427 € na sua configuração mais completa, incluindo, entre outras, a tecnologia Adaptive LED Headlights (ALH) e o Tejadilho de Abrir Eléctrico (TAE). Os clientes que eventualmente abdiquem de um ou de ambos os equipamentos poderão adquirir esta Edição Especial a partir dos 45.077 €.

 

 

 

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade