A Mazda está a acelerar a sua expansão de veículos elétricos, apoiando-se no seu parceiro chinês. Depois de lançar o EZ-6 no ano passado, o SUV homólogo do sedan foi agora revelado na plataforma de media social Weibo.
O EZ-60 também está a ganhar vida graças a uma parceria com a Changan, um fabricante de automóveis chinês. A sua joint venture 50:50, fundada há mais de uma década, ajudou a Mazda a lançar o 6e na Europa. Da mesma forma, este novo modelo deverá ser vendido fora da China como o CX-6e.
Essencialmente, estamos a lidar com uma versão de produção do conceito Arata. Trata-se de uma tentativa de criar outro SUV elétrico, na esperança de que tenha mais sucesso do que o MX-30, que tem vendido pouco.
Tem um aspeto elegante e estamos agradavelmente surpreendidos por vermos contrafortes voadores, que não são comuns neste estilo de carroçaria. Caso esteja a pensar nisso, as câmaras laterais que substituem os espelhos são legais nos veículos de produção na China há cerca de dois anos.
O concorrente do Tesla Model Y é provavelmente um Deepal S07 sob a pele, o que implica um trem de força totalmente elétrico e uma variante com um extensor de autonomia com um motor a gasolina de 1,5 litros.
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No entanto, não é claro se este último grupo motopropulsor estará disponível na Europa. Atualmente, a Mazda apenas oferece o sedan EZ-6, que combate o Modelo 3, como um veículo elétrico puro. Se não está familiarizado com a Deepal, é a marca subsidiária elétrica da Changan.
A Mazda ainda não está disposta a revelar o interior do EZ-60. Em vez disso, vai esperar pelo Auto Shanghai 2025, agendado para o final deste mês. No entanto, o habitáculo deverá ser semelhante ao do EZ-6, com um grande ecrã central e poucos controlos físicos. O interior do sedan tem materiais mais sofisticados para ganhar o distintivo do que o seu equivalente chinês.
A marca está a considerar um terceiro e quarto modelos da sua JV com a Changan. Se forem aprovados, os veículos adicionais serão lançados entre 2028 e 2030. Entretanto, a empresa Zoom-Zoom está a trabalhar na sua própria plataforma para veículos elétricos. O primeiro modelo está programado para ser lançado em 2027, com derivados a seguir até ao final da década.