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Mazda CX-6e é o nome do SUV elétrico derivado do concept Arata

Por engano, a Mazda confirma o CX-6e, o seu novo SUV elétrico derivado do Arata. Um modelo chave na sua estratégia de eletrificação que chegará em 2026.

O Mazda Arata causou sensação quando foi apresentado no Salão Automóvel de Pequim, gerando uma forte reação no mercado asiático e captando a atenção global. A berlina elétrica, concebida especificamente para a China, tem uma variante europeia que será comercializada como Mazda 6e a partir do próximo verão.

O nome do Mazda CX-6e foi divulgado através do registo europeu de patentes, revelando involuntariamente um importante lançamento no plano de eletrificação da marca.

Segundo um jornal alemão, a Mazda apresentou um pedido de patente no Instituto Europeu de Patentes. Em 27 de dezembro de 2024, foi registada uma proteção de marca para um nome de modelo chamado “CX-6e”, o que lhes daria o direito de o utilizar em veículos, peças de veículos e acessórios.

O CX-6e será posicionado como uma alternativa totalmente elétrica no segmento D-SUV, situando-se entre os atuais CX-5 e CX-60. Espera-se que o seu design mantenha as linhas elegantes e desportivas que caracterizam os modelos da empresa japonesa, com uma clara influência do Mazda 3.

Embora a Mazda não tenha confirmado oficialmente as especificações técnicas do CX-6e, é provável que partilhe uma plataforma e grupos motopropulsores com o Mazda 6e. Isto significa que poderá ter dois grupos motopropulsores elétricos: um com 258 CV e uma bateria LFP de 68,8 kWh, e outro com 245 CV e uma bateria NMC de 80 kWh.

Em termos de autonomia, espera-se que o SUV tenha uma autonomia ligeiramente inferior à do Mazda 6e, que está avaliado em até 552 km no ciclo WLTP. Dada a sua maior altura e peso, o CX-6e poderá atingir cerca de 500 km.

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