Estão abertas as encomendas em Portugal para a mais recente evolução do SUV Mazda CX-60, modelo que na sua geração 2025 se apresenta no mercado com melhorias ao nível da performance, aprimoramentos no design interior e adoção de tecnologias avançadas.
Com chegada aos mercados na próxima Primavera, a renovada gama 2025 do Mazda CX-60 aposta no requinte e refinamento da experiência de condução, assente numa evolução significativa do sistema de suspensão, de braços sobrepostos à frente e multi-link atrás, proporcionando maiores níveis de conforto e de estabilidade.
As soluções técnicas entretanto empregues, incluindo molas traseiras macias e amortecedores firmes, asseguram uma condução suave e confortável, enquanto os sistemas de estabilidade recalibrados permitiram uma melhoria no comportamento geral do SUV CX-60, de modo a proporcionar a experiência Jinba Ittai exclusiva da Mazda, em que automóvel e condutor evoluem como uma só entidade.
Ao nível dos interiores, destaque-se o claro upgrade dos conteúdos dos patamares Homura / Homura Plus, que passa a integrar, a partir de agora, bancos em pele Nappa preta e um tipo de pele vinílica no painel interior. O tejadilho interior e os pilares contam com revestimento em preto e os painéis interiores foram actualizados para um moderno preto mate, com acabamento metálico. Em termos exteriores, a elegante pintura Zircon Sand Metallic foi adicionada às opções da palete agora composta por 9 cores.
Como tem acontecido desde o lançamento do Mazda CX-60 original, a oferta mantém-se dividida entre duas mecânicas – PHEV e Diesel, ambas associadas– que cumprem com os mais recentes requisitos expressos no Regulamento Geral de Segurança e na norma Euro 6e.
Por um lado, destaca-se o híbrido plug-in 2.5 e-Skyactiv PHEV, composto por um bloco Skyactiv-G de 2,5 litros e quatro cilindros, a gasolina, de injecção directa, com um grande motor eléctrico de 129 kW e uma bateria de alta capacidade de 355 V e 17,8 kW/h. Gera uma potência combinada de 241 kW / 327 CV e um abundante binário de 500 Nm, tornando-o no automóvel de estrada mais potente que a Mazda alguma vez produziu.
Associado ao sistema de tracção integral i-Activ AWD da Mazda e a uma transmissão automática de 8 velocidades (8AT), garante-se um desempenho altamente impressionante, acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos e atingindo uma velocidade máxima (limitada) de 200 km/h. Em condições ideais, o seu consumo de combustível é de 1,4 l/100 km e o de energia entre os 22,7 e os 23,1 kWh/100 km, para emissões de CO2 contidas entre os 31 e os 33 g/km.
A alternativa é o bloco 3.3 e-Skyactiv D, disponível em Portugal numa única configuração de 147 kW / 200 CV, às 3600/4200 rpm, e um binário máximo de 450 Nm, às 1400/3000 rpm, com tracção a duas rodas.
Sublinhe-se o capítulo da segurança, um factor primordial do modelo que integra um conjunto de tecnologias i-Activsense que contribuíram para a sua classificação de 5 estrelas pelo Euro NCAP, bem como a integração de caraterísticas avançadas de apoio à condução.
A gama, assente em dois motores e seis níveis de equipamento, custa a partir dos 58.986 euros (PHEV) e 70.032 euros (Diesel).