Revistacarros

Mazda confirma que o concept Iconic SP vai ser produzido

Após anos de especulação, os fãs dos coupés desportivos com motor rotativo da Mazda podem finalmente respirar de alívio. Se não ficaram convencidos com as palavras do designer-chefe da Mazda, Masashi Nakayama, o CEO da empresa, Masahiro Moro, interveio para reafirmar o compromisso da marca em produzir um veículo baseado no bem recebido concept Iconic SP.

Durante uma entrevista alargada à Auto News, Moro foi questionado sobre uma versão de produção do Iconic SP. Respondeu: “Continuamos a insistir na sua concretização e estamos a avançar para ela passo a passo”. Embora não seja exatamente uma data de lançamento concreta, as suas palavras são o mais próximo que teremos de uma luz verde para a versão de produção do Iconic SP. Após anos de especulação, parece que os fãs da Mazda poderão finalmente deitar as mãos a um legítimo sucessor do RX-7 de que todos sentimos falta.

Moro mostrou o seu entusiasmo pelo conceito desde o início. Durante a revelação do Iconic SP no Salão da Mobilidade do Japão de 2023, o CEO descreveu-o como um farol do “compromisso da Mazda com o futuro”.
Como mencionado anteriormente, esta não é a primeira vez que ouvimos falar da intenção da marca de levar o concept à produção por um alto funcionário. No mês passado, o chefe de design Masashi Nakayama declarou: “Este conceito não é apenas um daqueles carros de exposição vazios. Foi concebido com a intenção real de o transformar num modelo de produção num futuro não muito distante.”

Durante a mesma entrevista, o CEO da Mazda revelou que a empresa está a desenvolver um novo grupo motopropulsor híbrido com dois rotores, que poderá satisfazer a sede de energia da América: “Os rotores giram separadamente em câmaras diferentes com um eixo. Precisamos de gerar mais eletricidade. Dois rotores geram mais energia, o que é mais adequado às caraterísticas do mercado americano”.

O grupo motopropulsor híbrido do Iconic SP é um desvio interessante em relação ao que muitos esperavam. Em vez de um motor de combustão tradicional (rotativo), a Mazda optou por um motor de dois rotores que serve de gerador de energia para uma transmissão elétrica. Esta configuração híbrida produz uma potência combinada de 370 CV (272 kW), o que é mais do que alguma se alcançou nos modelos RX-7 e RX-8.

O motor rotativo híbrido que equipa o Iconic SP não é apenas um retrocesso inteligente. Também aborda um dos desafios mais significativos da indústria de veículos elétricos atual – o peso. Ao utilizar um motor de combustão interna (ICE) com extensor de autonomia para gerar eletricidade, a Mazda pode utilizar um conjunto de baterias mais pequeno, reduzindo o peso e evitando as incómodas baterias que consomem muita energia presentes na maioria dos VEBs.

Exit mobile version