Após anos de especulação, os fãs dos coupés desportivos com motor rotativo da Mazda podem finalmente respirar de alívio. Se não ficaram convencidos com as palavras do designer-chefe da Mazda, Masashi Nakayama, o CEO da empresa, Masahiro Moro, interveio para reafirmar o compromisso da marca em produzir um veículo baseado no bem recebido concept Iconic SP.
Durante uma entrevista alargada à Auto News, Moro foi questionado sobre uma versão de produção do Iconic SP. Respondeu: “Continuamos a insistir na sua concretização e estamos a avançar para ela passo a passo”. Embora não seja exatamente uma data de lançamento concreta, as suas palavras são o mais próximo que teremos de uma luz verde para a versão de produção do Iconic SP. Após anos de especulação, parece que os fãs da Mazda poderão finalmente deitar as mãos a um legítimo sucessor do RX-7 de que todos sentimos falta.
Moro mostrou o seu entusiasmo pelo conceito desde o início. Durante a revelação do Iconic SP no Salão da Mobilidade do Japão de 2023, o CEO descreveu-o como um farol do “compromisso da Mazda com o futuro”.
Como mencionado anteriormente, esta não é a primeira vez que ouvimos falar da intenção da marca de levar o concept à produção por um alto funcionário. No mês passado, o chefe de design Masashi Nakayama declarou: “Este conceito não é apenas um daqueles carros de exposição vazios. Foi concebido com a intenção real de o transformar num modelo de produção num futuro não muito distante.”
Durante a mesma entrevista, o CEO da Mazda revelou que a empresa está a desenvolver um novo grupo motopropulsor híbrido com dois rotores, que poderá satisfazer a sede de energia da América: “Os rotores giram separadamente em câmaras diferentes com um eixo. Precisamos de gerar mais eletricidade. Dois rotores geram mais energia, o que é mais adequado às caraterísticas do mercado americano”.
O grupo motopropulsor híbrido do Iconic SP é um desvio interessante em relação ao que muitos esperavam. Em vez de um motor de combustão tradicional (rotativo), a Mazda optou por um motor de dois rotores que serve de gerador de energia para uma transmissão elétrica. Esta configuração híbrida produz uma potência combinada de 370 CV (272 kW), o que é mais do que alguma se alcançou nos modelos RX-7 e RX-8.
O motor rotativo híbrido que equipa o Iconic SP não é apenas um retrocesso inteligente. Também aborda um dos desafios mais significativos da indústria de veículos elétricos atual – o peso. Ao utilizar um motor de combustão interna (ICE) com extensor de autonomia para gerar eletricidade, a Mazda pode utilizar um conjunto de baterias mais pequeno, reduzindo o peso e evitando as incómodas baterias que consomem muita energia presentes na maioria dos VEBs.