Bem, foi divertido enquanto durou. Devido aos rigorosos regulamentos de emissões na Europa, a Mazda foi forçada a descontinuar o motor de 2,0 litros do MX-5.
No entanto, há uma exceção. Ainda é possível comprar o motor maior no Reino Unido, que deixou a União Europeia em janeiro de 2020. Noutros países, a unidade mais pequena de 1,5 litros será o único motor disponível.
O anúncio foi feito há algumas semanas durante um evento de imprensa realizado na Croácia. A divisão italiana da empresa confirmou agora o surpreendente desaparecimento da unidade de 2,0 litros, poucos meses após o lançamento do ND3.
Embora já não seja possível encomendar o MX-5 com o motor maior na Europa, a Mazda disse-nos que ainda há uma mão-cheia de carros em stock. Uma vez esgotados estes, o motor de 2,0 litros desaparece para sempre, por isso é melhor apressar-se e comprar um dos últimos carros.
Nunca vendido nos Estados Unidos, o motor de 1,5 litros tem 129 CV. São menos 52 CV do que o motor maior. Por outro lado, um MX-5 com a unidade de 1,5 litros é ligeiramente mais leve. O motor mais pequeno é conhecido por ter um carácter mais acelerado, mais do que o 2.0 litros durante os primeiros anos do ND1. Naturalmente, o MX-5 mais pequeno também é mais barato.