A Maserati está a celebrar o 20º aniversário do MC12 com a apresentação de duas edições especiais do MC20 – o Icona e o Leggenda. Os modelos apresentam pinturas distintas criadas pelo programa Maserati Fuoriserie e serão produzidos num número limitado de 20 unidades cada.
O Maserati MC20 Icona apresenta um exterior azul e branco que reflete as cores do MC12 Stradale original. A parte superior da carroçaria é pintada em Icona Bianco Audace Matte, contrastando com as riscas Blu Stradale na secção inferior.
As jantes inspiradas no Tridente são cromadas e as pinças de travão têm acabamento em azul. A Maserati também adicionou uma bandeira italiana mesmo por baixo das letras MC20 no perfil, uma cobertura do motor em fibra de carbono e espelhos retrovisores com escurecimento automático.
Segue-se o Maserati MC20 Leggenda, em homenagem ao carro de corrida MC12 GT1 da equipa Vitaphone Racing. Este último é importante para a marca, uma vez que obteve três vitórias e dois segundos lugares nas 24 Horas de Spa (de um total de 27 vitórias do MC12 no Campeonato FIA GT).
A reinterpretação moderna combina os tons Nero Essenza e Digital Mint Matte com marcantes acentos amarelos. As jantes combinam dois tons diferentes de preto (Nero Lucido e Nero Opaco) com toques de Digital Mint e pinças de travão pretas.
O interior das edições especiais também beneficia do tratamento Fuoriserie. O equipamento é generoso, incluindo bancos de competição monocoque, um sistema áudio Sonus Faber, mais ADAS, uma função de elevação do nariz e o pacote de fibra de carbono. O Icona tem estofos em Nero/Blu, enquanto o Leggenda tem uma configuração em Nero mais escuro. Cada série tem o seu nome bordado nos encostos de cabeça e um emblema especial na tampa do motor.
A Maserati não anunciou quaisquer melhorias de desempenho para os modelos Icona e Leggenda em relação ao MC20 normal, o que significa que as diferenças são puramente estéticas. Também não sabemos o preço dos modelos especiais de produção limitada, nem quantos deles já foram vendidos.
As semelhanças entre os dois supercarros incluem um layout de motor central, uma banheira de fibra de carbono e uma potência idêntica de 630 CV. No entanto, o MC20 debita-os a partir de um motor V6 twin-turbo de 3,0 litros, ao contrário do V12 de 6,0 litros naturalmente aspirado do MC12.
Para além do visual mais exótico concebido por Giorgetto Giugiaro, o MC12 era também muito mais exclusivo do que o MC20, com a versão Stradale de estrada a ser limitada a 50 unidades.