Outrora conhecida pelo rugido dos motores V8, a Maserati passou os últimos anos a fazer a transição da combustão interna para um futuro totalmente elétrico.
Mas um dos elementos desses planos foi agora abandonado depois da Stellantis ter cancelado recentemente um investimento de cerca de 1,5 mil milhões de dólares na marca.
A Maserati pretendia apresentar este ano o MC20 Folgore, uma versão eléctrica do seu supercarro elegante. Em vez disso, o MC20 Folgore foi oficialmente cancelado.
O cancelamento do MC20 Folgore, bem como o cancelamento do financiamento pela empresa mãe Stellantis, põe em causa a maior transição da Maserati para a eletrificação, bem como a saúde da marca como um todo.
No ano passado, a Maserati confirmou que o MC20 Folgore seria seguido por um grande SUV elétrico em 2027 e um sucessor elétrico do sedan Quattroporte de longa duração, que tinha sido adiado para 2028 em relação ao seu lançamento originalmente previsto para 2024. No entanto, dados os contratempos que os veículos eléctricos da Maserati já sofreram, não seria muito surpreendente que os planos que a Maserati anunciou no ano passado já tivessem mudado.
Outro fator interessante na notícia da morte do MC20 Folgore é o estado do Alfa Romeo 33 Stradale, que partilha as bases com o MC20. Embora o primeiro 33 Stradale a gasolina tenha sido entregue no outono passado, o Alfa Romeo também deveria ter uma versão elétrica com 750 CV e uma autonomia de 400 km. No entanto, com apenas 33 unidades do supercarro a serem construídas em todo o mundo, não é claro se a Alfa Romeo vai seguir com o investimento necessário para apenas um punhado de 33 Stradales elétricos.