Quando se pensava que já se tinha visto de tudo em matéria de restomods, chega mais um. Desta vez, alguém modernizou um Maserati Biturbo. E não é um Biturbo qualquer, mas o raro Shamal que esteve disponível durante a década de 1990.
Ou, pelo menos, é isso que a nova empresa italiana Modena Automobili está a evocar com esta interpretação musculada e quadradona. O protótipo aqui apresentado começou por ser um coupé Biturbo de 1983.
O carro chama-se simplesmente Maserati Biturbo Shamal Restomod. A forma icónica do carro está em grande parte preservada, incluindo os guarda-lamas alargados e o estranho spoiler que se encontra à frente do para-brisas. Não foram preservadas as estranhas cavas das rodas traseiras inclinadas, uma assinatura de design de Marcello Gandini, que participou na criação do Shamal original. A Modena Automobili acrescenta um novo painel frontal com uma grelha rebaixada, entradas de ar maiores e um separador. São instalados faróis LED e o capot flui para um novo capô que presta homenagem ao Shamal clássico com um par de aberturas de ventilação.
Movendo-se para trás, irá encontrar um novo painel traseiro que mantém o motor de escape quádruplo. Um difusor agressivo situa-se entre eles e, por cima, a Modena Automobili acrescenta novos farolins traseiros. Um grande spoiler curva-se para baixo nos lados para se ligar à nova carroçaria, dando ao restomod uma presença mais espessa e mais alta. Como seria de esperar, as actualizações da carroçaria são em grande parte em fibra de carbono, com algum aço incluído. Não estão disponíveis imagens do interior, mas dizem-nos que é de esperar um painel de instrumentos digital que mantém o design oval do Shamal. Novos assentos Recaro fazem parte do plano, embora isso possa ser um problema com o pedido de falência da Recaro no início deste ano.
Este velho Biturbo empresta grande parte do seu grupo motopropulsor ao novo Ghibli. Isso inclui o V6 de 3,0 litros com turbocompressor duplo, que aqui foi trabalhado para produzir 500 CV. Este vai para as rodas traseiras através de uma transmissão automática ZF de oito velocidades, utilizando o eixo de transmissão e o diferencial do Ghibli. Os travões Brembo estão instalados nos quatro cantos, com discos de 13,5 polegadas à frente e 13,0 atrás. A suspensão do Biturbo mantém o mesmo design, mas recebe molas e amortecedores retificados. Um novo subquadro traseiro e jantes de 18 polegadas são a maior parte das atualizações.