O atual contexto de pandemia levou à criação de novos serviços no setor automóvel e um dos mais valorizados pelos clientes é a desinfeção de veículos quando estes são sujeitos a intervenções nas oficinas, de forma a reduzir os riscos de contaminação do COVID-19.
A partir de agora, os concessionários das marcas representadas pela SIVA em Portugal passam a propor aos seus clientes uma desinfeção do veículo com recurso ao poder desinfetante do ozono, garantindo a total segurança na sua utilização.
O ozono éum gás com fortes capacidades desinfetantes, possuindo um odor semelhante ao do cloro,mas sendo mais eficaz do que este. Segundo a Organização Mundial de Saúde, concentrações mínimas, de apenas 1ppm (partes por milhão), eliminam cerca de 99% dos microrganismos tais como vírus, fungos, bactérias ou odores.
O processo de desinfeção dos veículos desenrola-se essencialmente em 2 fases:
-O gerador de ozono é ativado dentro do veículo com portas e janelas fechadas, após ter sido ligado o ar condicionado entre os 15 e os 20 graus centígrados, elevando o nível de concentração de ozono acima de 1ppm.
-O gerador é desligado, o ar circula e o processo de diluição inicia-se, fazendo baixar a concentração do ozono para níveis sem risco para a saúde humana que é de 0,06 ppm.
Com esta baixa concentração, o ozono rapidamente se transforma em oxigénio permitindo desfrutar de ar limpo, fresco e livre de germes noninterior do veículo.Esta operação demora cerca de 10 minutos e é gratuita, nesta fase de lançamento do serviço, até 31 de agosto, para os clientes da Volkswagen, Audi, ŠKODA e Volkswagen Veículos Comerciais, que visitarem a rede de oficinas autorizadas para a realização da manutenção da sua viatura.