Melhor marca automóvel chinesa em Portugal cresceu 80% no primeiro trimestre do ano. Mas esse avanço corresponde a menos de 500 carros vendidos…
Depois de muitas ameaças, os construtores chineses desembarcaram na Europa, para tomar de assalto o Velho Continente. Portugal não é exceção, e há cada vez mais marcas a chegar, mas nenhuma se impôs para já. Como está a correr o “negócio da China”?
De acordo com os dados mais recentes da ACAP, as performances comerciais deixam a desejar. Os casos mais flagrantes são os dos emblemas mais bem-sucedidos oriundos daquele país asiático, a renascida MG Motor e a gigante BYD, trazida para Portugal pela mão da Salvador Caetano. Em março, as duas não foram além dos 170 automóveis. Bem abaixo do meio da tabela.
Contas feitas ao primeiro trimestre de 2024, a MG aparece na 24ª posição do ranking (é a marca chinesa mais vendida em Portugal), com 443 exemplares matriculados, traduzindo um aumento de 80,1% face ao mesmo período de 2023.
Segue-se a BYD (no 25.º posto), com 430 unidades vendidas entre janeiro e março de 2024, e a Aiways, com apenas 10 carros.
Tudo somado, os três construtores de origem chinesa juntos a operar em Portugal fazem três vezes menos vendas do que a Tesla, que encerrou o trimestre com 2888 unidades vendidas.
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