A Denza, marca premium do grupo chinês BYD (criada em 2011 com a Mercedes-Benz, sendo que, originalmente, cada empresa ficou com uma participação de 50% nesta joint-venture), acaba de revelar um protótipo que promete abalar o mercado dos desportivos elétricos. Apresentado no Salão Automóvel de Xangai, o Denza Z surge como uma ambiciosa resposta às referências desportivas, do icónico Porsche 911 e aos modelos da Mercedes, mas com um preço que deverá ser significativamente mais acessível.
O design é o primeiro elemento que salta à vista: uma silhueta baixa, traseira larga e asa traseira proeminente denunciam as ambições desportivas deste coupé elétrico. Apesar do foco na aerodinâmica, o Denza Z não sacrifica totalmente a praticidade, oferecendo dois lugares traseiros compactos – uma solução semelhante à do 911 ou do Mercedes-AMG GT.
Tecnologia de ponta (e alguns truques chineses)
Ainda sem especificações técnicas confirmadas, os rumores apontam para um desempenho brutal. O seu irmão maior, o Denza Z9 GT (rival do Porsche Taycan e Mercedes-AMG), já oferece 952 CV em versão tri-motor, pelo que este Z poderá aproximar-se dos 1.000 CV. Mas a verdadeira revolução está nos detalhes:
-
Direção “by-wire” – Sem ligação física entre o volante e as rodas, promete um equilíbrio perfeito entre conforto e precisão em curva. O volante de inspiração racing até dobra-se quando não está em uso!
-
Suspensão magnetorreológica – Adapta-se a mudanças no piso em menos de 10 milissegundos, garantindo agilidade pura.
-
“Crab Walk” – Um sistema que permite ao carro mover-se lateralmente, distribuindo potência individualmente a cada roda.
A apresentação do Z coincide com a expansão planeada da Denza na Europa, onde quer competir diretamente com a Porsche. Stella Li, vice-presidente da BYD, já afirmou que entrar neste mercado “não será um desafio tão grande”, confiando no desempenho dos seus modelos e no design assinado por Wolfgang Egger, ex-Audi…
Leia também: Mercedes reinventa o volante redondo