Depois de a Porsche ter lançado o 911 GT3 atualizado no mês passado, estamos agora à espera que o renovado RS se apresente. Antes que isso aconteça, a Manthey está a apimentar a variante Rennsport com um kit de carroçaria aerodinâmico.
A atualização significativa tem a bênção do fabricante e não anula a garantia do carro. Para relembrar, Zuffenhausen detém uma participação de 51% na empresa sediada em Meuspath, Alemanha, desde finais de 2013. Nota-se imediatamente que o vidro traseiro desapareceu. Em seu lugar, a Manthey monta um painel de fibra de carbono 25% mais leve com uma antena de barbatana de tubarão derivada do Porsche 963 de corridas de resistência. O elemento aerodinâmico de grandes dimensões funciona em conjunto com seis barbatanas mais pequenas montadas no tejadilho. O seu papel é guiar o ar quente proveniente dos radiadores dianteiros para fora do automóvel, de modo a que as entradas de ar traseiras aspirem ar mais fresco.
Noutros pontos, a enorme asa traseira em carbono tem agora diferentes placas terminais para aumentar a força descendente. Com o mesmo objetivo, a Manthey também aumentou o difusor. Para reduzir a resistência do ar, o 911 GT3 RS está equipado com coberturas das jantes em aerodisco feitas de fibra de carbono. Com todas estas alterações efectuadas, a máquina de pista gera agora mais de 1.000 quilogramas de força descendente a 285 km/h.
O kit Manthey é mais do que as modificações efetuadas na carroçaria. O monstro de pista da Porsche tem um aumento de 30% nas taxas da suspensão no eixo dianteiro e 15% no traseiro. Outras alterações incluem novos amortecedores, pastilhas de travão de competição (para os carros com travões de composto cerâmico) e alguns itens diversos. Os brindes variam entre decalques para a carroçaria e proteções iluminadas das soleiras das portas em fibra de carbono, projectores LED para as portas e um olho de reboque que não pode ser utilizado em estradas públicas.
O pacote de atualização foi elaborado ao longo de dois anos e envolveu milhares de quilómetros de testes em pistas de corridas europeias. Por falar nisso, Manthey quer fazer uma volta a quente em Nürburgring, mas as condições climatéricas não têm sido favoráveis. O objetivo é reduzir o tempo do desempenho do GT3 RS de série, estabelecido em outubro de 2022, quando o carro de reserva percorreu a configuração de 20,8 quilómetros da famosa pista em 6 minutos e 49,32 segundos.
Deve ser capaz de se aproximar do tempo de volta de 6:43.30 alcançado em junho de 2021 por um 911 GT2 RS da geração anterior equipado com componentes Manthey Racing. Não nos esqueçamos de que um GT2 RS da geração 992 está aparentemente a caminho, pelo que a Porsche e a Manthey poderão reduzir ainda mais segundos.
Entretanto, os proprietários do GT3 RS já podem encomendar o novo kit. Os países da União Europeia vão recebê-lo a partir de janeiro do próximo ano, enquanto as regiões fora da UE terão de esperar até março. O preço não é mencionado, mas o pacote adaptado ao 718 Cayman GT4 RS custa a partir de 50 mil euros.