O fornecedor de serviços de manutenção para estradas nacionais e vias fluviais utilizou o camião totalmente eléctrico de 26 toneladas como veículo de serviço de Inverno pela primeira vez neste rigoroso Inverno nos Países Baixos – com sucesso. Isto provou que os camiões eléctricos também podem ser operados sem qualquer problema, com condições meteorológicas adversas.
De Jong Zuurmond é a primeira empresa nos Países Baixos a expandir a sua frota com o camião eléctrico MAN eTGM. A empresa utiliza três dos camiões totalmente eléctricos de 26 toneladas, numa frota que também inclui uma carrinha eTGE. De Jong Zuurmond utiliza estes camiões para um dos seus clientes mais importantes: a agência Rijkswaterstaat. Esta faz parte do Ministério das Infraestruturas e Gestão da Água dos Países Baixos e é responsável, entre outras coisas, pela construção e manutenção de estradas e vias fluviais nacionais.
Rijkswaterstaat pediu à De Jong Zuurmond há vários anos para optar pela tecnologia e veículos amigos do ambiente e neutros em termos de CO2. A expansão da frota eléctrica com o MAN eTGM é um elemento importante na estratégia de descarbonização do prestador de serviços de manutenção. E isto é implementado de forma consistente: De Jong Zuurmond gera a electricidade para o eTGM e o eTGE da MAN nas suas próprias centrais eólicas e solares.
O eTGM da MAN faz o percurso – mesmo em estradas com piso escorregadio
Os camiões totalmente eléctricos de 26 toneladas da MAN provaram rapidamente ser uma mais-valia eficiente para a frota de De Jong Zuurmond. Os eTGM são utilizados principalmente para trabalhos de marcação de estradas, e este Inverno um veículo foi também utilizado pela primeira vez como veículo espalhador de sal.
Isto levanta a questão de como é que um veículo de triturar é utilizado nos Países Baixos, onde neva raramente? A última tempestade de neve comparável ocorreu em 2010. A resposta é: Nos Países Baixos, existem veículos especiais para a espalhar sal na estrada. Quando a neve cai, as empresas de construção são contactadas para ver se têm capacidade livre nos seus camiões basculantes.
Os camiões basculantes livres são então equipados com um sistema de adaptação para a duração do Inverno e os silos com um espalhador de sal são amarrados à estrutura. O accionamento da espalhadora desta superestrutura é realizada por uma bomba hidráulica rebatível ao cubo da roda no último eixo.
Isto também proporciona a proporcionalidade desejada entre a velocidade e a quantidade de aplicação. Na empresa De Jong Zuurmond, o sistema foi montado na carroçaria existente no eTGM durante o início do Inverno. E depois o camião eléctrico passou por cima das estradas cobertas de neve e gelo para as distribuir.
A energia para o eTGM é fornecida por baterias de iões de lítio de alto desempenho do Grupo Volkswagen. Estas estão localizadas por baixo da cabine do condutor acima do eixo dianteiro, onde o motor a diesel está localizado em veículos convencionais. Outras baterias estão localizadas na estrutura do veículo. Durante as fases de ultrapassagem e travagem, a energia cinética do veículo é convertida em energia eléctrica e transferida de volta para as unidades de armazenamento de baterias. Isto aumenta visivelmente a autonomia.