A partir do início de 2025, a MAN Truck & Bus produzirá, nas suas instalações de Nuremberga, baterias de alta tensão para camiões elétricos e autocarros em grande escala.
Esta importante decisão de investimento foi tomada em estreita cooperação entre a empresa e os representantes dos trabalhadores e com o apoio ativo dos políticos bávaros. Esta decisão dá à localização tradicional de Nuremberga uma perspetiva clara para o futuro.
Inicialmente, as baterias, que juntamente com os motores formam o coração do veículos comerciais, serão fabricados manualmente na fábrica da MAN em Nuremberga numa pequena produção em série durante cerca de dois anos e meio.
A construção da produção em grande escala está programada para começar em meados de 2023 e a concluir até ao final de 2024. A MAN está assim a lançar as bases para a industrialização em grande escala de sistemas de transmissão elétricos para camiões e autocarros. O fabricante de veículos comerciais está a receber apoio do Governo do Estado da Baviera, que prometeu uma contribuição de cerca de 30 milhões de euros para a investigação energética e o financiamento tecnológico para o período 2023 até 2027, desde que os requisitos de financiamento e orçamentais sejam cumpridos.
Estes fundos serão utilizados para realizar investigação na montagem de baterias, célula química e desenvolvimento, segurança da bateria e, por fim, reciclagem da bateria para assegurar a sustentabilidade do modo de propulsão.
As baterias são o resultado de uma montagem complexa: São feitas de células de bateria, que por sua vez são agrupadas em módulos e combinadas em camadas individuais para formar uma caixa de bateria (pack). Isto requer um elevado nível de especialização e rigorosas normas de segurança.
Dependendo da gama, um camião pesado elétrico necessita até seis desses conjuntos de baterias. Isto confere aos camiões elétricos da MAN um alcance de 600 a 800 quilómetros. Na próxima geração de tecnologia de baterias, espera-se um alcance de até 1.000 quilómetros a partir de cerca de 2026. Isto irá finalmente tornar o camião elétrico adequado para o transporte de longo curso.
Por volta de meados da década atual, o custo total de propriedade de um camião eléctrico e de um a gasóleo estará ao mesmo nível. Portanto, a MAN espera que a procura de veículos elétricos por parte dos clientes aumente significativamente, assumindo que a infra-estrutura de carregamento apropriada esteja em funcionamento.
A produção de camiões elétricos pesados terá início na MAN, em Munique, no início de 2024. O fabricante já introduziu uma pequena série na estrada em 2019.