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MAN constrói uma fábrica de baterias em Nuremberga

A partir do início de 2025, a MAN Truck & Bus produzirá, nas suas instalações de Nuremberga, baterias de alta tensão para camiões elétricos e autocarros em grande escala.

Para este fim, a empresa investirá cerca de 100 milhões de euros nos próximos cinco anos no local de produção rico em tradições para motores de combustão. A capacidade de produção será aumentada para mais de 100.000 baterias por ano. Os investimentos no desenvolvimento da produção de baterias assegurarão 350 postos de trabalho com um futuro promissor.

Esta importante decisão de investimento foi tomada em estreita cooperação entre a empresa e os representantes dos trabalhadores e com o apoio ativo dos políticos bávaros. Esta decisão dá à localização tradicional de Nuremberga uma perspetiva clara para o futuro.
Inicialmente, as baterias, que juntamente com os motores formam o coração do veículos comerciais, serão fabricados manualmente na fábrica da MAN em Nuremberga numa pequena produção em série durante cerca de dois anos e meio.


A construção da produção em grande escala está programada para começar em meados de 2023 e a concluir até ao final de 2024. A MAN está assim a lançar as bases para a industrialização em grande escala de sistemas de transmissão elétricos para camiões e autocarros. O fabricante de veículos comerciais está a receber apoio do Governo do Estado da Baviera, que prometeu uma contribuição de cerca de 30 milhões de euros para a investigação energética e o financiamento tecnológico para o período 2023 até 2027, desde que os requisitos de financiamento e orçamentais sejam cumpridos.

Estes fundos serão utilizados para realizar investigação na montagem de baterias, célula química e desenvolvimento, segurança da bateria e, por fim, reciclagem da bateria para assegurar a sustentabilidade do modo de propulsão.

As baterias são o resultado de uma montagem complexa: São feitas de células de bateria, que por sua vez são agrupadas em módulos e combinadas em camadas individuais para formar uma caixa de bateria (pack). Isto requer um elevado nível de especialização e rigorosas normas de segurança.

Dependendo da gama, um camião pesado elétrico necessita até seis desses conjuntos de baterias. Isto confere aos camiões elétricos da MAN um alcance de 600 a 800 quilómetros. Na próxima geração de tecnologia de baterias, espera-se um alcance de até 1.000 quilómetros a partir de cerca de 2026. Isto irá finalmente tornar o camião elétrico adequado para o transporte de longo curso.

Por volta de meados da década atual, o custo total de propriedade de um camião eléctrico e de um a gasóleo estará ao mesmo nível. Portanto, a MAN espera que a procura de veículos elétricos por parte dos clientes aumente significativamente, assumindo que a infra-estrutura de carregamento apropriada esteja em funcionamento.
A produção de camiões elétricos pesados terá início na MAN, em Munique, no início de 2024. O fabricante já introduziu uma pequena série na estrada em 2019.

 

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