Revistacarros

Mais um 4×4 chinês que promete ir até ao fim do mundo

Queremos que conheça um 4×4 verdadeiramente único da China, o Polestones 01, desenhado pela Pininfarina e capaz de se aventurar no campo como um bom todo-o-terreno.

Se está a pensar que se trata de um veículo elétrico, até lhe podemos dizer que sim, mas na verdade não o é. Mais concretamente, é um veículo elétrico de autonomia alargada, pelo que depende não só da eletricidade armazenada na bateria para se propulsionar, mas também de um motor a gasolina que funciona exclusivamente como gerador elétrico. Assim, basta uma bomba de gasolina para o levar até ao fim do mundo.

Antes de nos debruçarmos mais detalhadamente sobre os dados técnicos, deixe-me dizer-lhe que o 01 tem, nada mais nada menos do que 5,30 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e 1,87 metros de altura, e oferece uma configuração standard de seis lugares individuais (2+2+2), embora também esteja disponível numa opção de sete lugares (2+3+2).

Voltando agora às especificações técnicas, podemos ver que a bateria CATL com arquitetura NMC (níquel, cobalto e manganês) tem uma capacidade de 56 kWh e proporciona uma autonomia de 235 km no ciclo de homologação WLTC.

Se adicionarmos a energia do motor a gasolina de 1,5 litros, a autonomia é superior a 1.000 km (1.115, WLTC), eliminando assim completamente o temido stress causado pela falta de eletricidade na bateria.

Os dois motores elétricos, um para cada eixo, asseguram a tração integral. Em conjunto, debitam 476 CV (350 kW) e permitem ao Polestones 01 acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos.

Naturalmente, este modelo é também uma solução familiar interessante para viagens longas, especialmente graças à suspensão adaptativa DCC com quatro programas: Comfort, Standard, Sport e Off-Road. O interior espaçoso também pode acomodar pranchas de surf, bicicletas ou canoas insufláveis para os entusiastas de desportos ao ar livre.

Podemos apenas dizer-lhe que o preço deste veículo no seu país começa em 299.900 yuan, ou seja, 39.750 euros à taxa de câmbio atual, um custo que, extrapolado para o nosso país, seria uma poupança mais do que considerável em relação, por exemplo, ao Toyota Land Cruiser.

Exit mobile version