Site icon Revistacarros

Mais de 50% dos condutores esperam ter um carro elétrico até 2034, diz estudo

Um estudo da Accenture revela que mais de 50% dos condutores de todo o mundo planeiam comprar um carro elétrico (VE) nos próximos 10 anos.

O estudo analisou as preferências de 6000 condutores em países como os EUA, Alemanha, Itália, França, China e Japão, e mostra um aumento significativo do interesse em veículos de emissões zero.

Crescimento global, liderança chinesa
O estudo revelou que 57% dos condutores de todo o mundo planeiam possuir um VE na próxima década, enquanto apenas 10% afirmaram que nunca comprariam um veículo deste tipo. Nos EUA, a percentagem positiva é de 54%, o que indica um crescimento semelhante ao registado noutros países.
A China lidera o interesse, com 65% dos inquiridos a afirmarem que acreditam no futuro dos automóveis elétricos. Além disso, 44% dos que ainda não possuem um automóvel elétrico planeiam comprá-lo nos próximos cinco anos.

Europa: perceções diversas
Na Europa, o panorama é mais diversificado. Enquanto países como a Bélgica, os Países Baixos e até Portugal, registaram um crescimento nas vendas de veículos elétricos, na Alemanha e em França o entusiasmo é mais moderado, com apenas 37% e 36% dos condutores, respetivamente, a afirmarem que vêem o futuro dominado pelos automóveis de emissões zero.

O que é que os consumidores procuram num veículo elétrico?
O perfil dos compradores mudou e já não se centra apenas nos entusiastas de primeira viagem. A maioria dos inquiridos valoriza agora a fiabilidade (83%), a segurança (82%) e a relação qualidade/preço (82%) quando considera a compra de um veículo elétrico.
Questões como a sustentabilidade, outrora uma prioridade, perderam força entre os novos compradores, que agora se concentram em qualidades semelhantes às dos veículos de combustão.

Infra-estruturas de carregamento e autonomia
O carregamento é uma preocupação para 70% dos condutores, que esperam poder carregar os seus veículos tanto em casa como em espaços públicos, como supermercados. A autonomia também se destaca como um dos fatores críticos, com 81% dos inquiridos a afirmarem que o tamanho e a autonomia da bateria são decisivos na escolha de um VE.

Expansão do mercado dos automóveis elétricos
O inquérito indica que o interesse nos VE está a crescer, embora a adoção em massa demore alguns anos. Os fabricantes de automóveis estão a responder a esta procura com uma carteira crescente de modelos elétricos, desde opções urbanas acessíveis a grandes SUV de luxo.
Com um interesse global crescente e uma gama cada vez maior de modelos em oferta, o futuro dos veículos elétricos parece promissor, embora a grande maioria dos países enfrente muitos desafios para os tornar uma aquisição generalizada.

 

Exit mobile version