Um estudo levado a cabo pelo Standvirtual mostra resultados interessantes face ao período complicado que vivemos e em relação à aquisição de automóveis.
Renault (11%), Volkswagen (8%) e Seat (8%) compõem o TOP3 das marcas de carros comprados. O Diesel (59%) continua a ser o tipo de combustível mais considerado no momento de comprar carro, seguido da gasolina (40%) e dos híbridos (18%).
O Standvirtual é mencionado (por 98% dos inquiridos) de forma espontânea como o primeiro local para pesquisa de automóvel, surgindo depois o OLX (51%) e o Auto Sapo (49%).
Os fatores determinantes mais apontados na tomada de decisão de compra são a conversa com amigos, familiares ou colegas (25%); o concessionário da marca (25%); e depois surgem empatados os stands de automóveis / sites de procura e venda de automóveis usados (19%).
Em média, um maior número de pessoas (28%) indica que demora dois a três meses entre o momento em que começa a pensar em comprar o carro e o momento em que se inicia a pesquisa. Relativamente ao tempo em que demora entre o começo da pesquisa e o efetivar da compra, 26% dos inquiridos refere que são duas a três semanas.