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A Mahindra deu finalmente ao seu aspirante a Jeep Wrangler, o Thar, uma dose muito necessária de sentido prático com uma versão de quatro portas chamada Roxx.

Montado numa nova estrutura de travessas e longarinas, supostamente mais civilizada, o Thar Roxx promete oferecer uma condução mais suave, mantendo o charme robusto e todo-o-terreno. E sim, continua a ser alimentado por motores a gasolina e diesel da velha guarda, não eletrificados.
Embora esta seja a primeira tentativa da Mahindra de criar um Thar de cinco portas, o estilo do Thar remete para os anos 40 – quando estavam a produzir Jeeps Willys na Índia sob licença. Algumas coisas nunca mudam, pois não?

Para além da adição óbvia de mais duas portas, novas janelas laterais e uma carroçaria esticada, o Mahindra Thar Roxx apresenta algumas actualizações de estilo em relação ao Thar padrão. A caraterística que se destaca é a grelha redesenhada, agora com seis ranhuras verticais divididas em duas pilhas. Os para-choques foram subtilmente atualizados e tanto os faróis como as luzes traseiras apresentam agora modernos gráficos LED.
A opção de pintura em dois tons dá a ilusão de uma capota rígida amovível, embora não seja esse o caso. Além disso, o todo-o-terreno tem jantes de liga leve de 18 ou 19 polegadas, com pneus 255/60 robustos.

O Thar Roxx mede 4.428 mm de comprimento, 1.870 mm de largura e 1.923 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.850 mm. Isto torna-o 443 mm mais comprido do que o Thar standard, com mais 400 mm adicionados entre os eixos. Para efeitos de comparação, o modelo indiano é 357 mm mais curto do que o Jeep Wrangler JL.

O interior é maioritariamente herdado do modelo de três portas, mas diz-se que beneficia de materiais melhorados, melhor NVH (ruído, vibração e aspereza) e maior praticidade. Um novo ecrã de infoentretenimento de 10,25 polegadas é fornecido de série, juntamente com um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas nos modelos de especificações intermédias e superiores.
O modelo topo de gama aumenta o luxo com caraterísticas como bancos dianteiros ventilados, um porta-luvas refrigerado, um teto de abrir panorâmico, um carregador sem fios e um sistema áudio Harman Kardon com nove altifalantes.

Apesar das suas origens indianas, o Mahindra Thar Roxx vem equipado de série com seis airbags e oferece mais de 10 funcionalidades ADAS disponíveis, conferindo-lhe capacidades autónomas de Nível 2. Mais importante ainda, assenta na novíssima arquitetura M_Glyde ladder-frame da Mahindra, prometendo um nível de requinte comparável ao do SUV monobloco Mahindra XUV700.

A configuração da suspensão inclui braços duplos independentes com molas helicoidais à frente e um eixo ativo com ligação Watts e tecnologia de amortecimento dependente da frequência na traseira. A Mahindra oferece duas opções de motorizações não eletrificadas para o Thar Roxx, ambas com mais potência e binário do que as do Thar de série. O motor a gasolina de quatro cilindros mStallion TGDi de 2,0 litros turboalimentado debita até 177 CV e 380 Nm de binário, enquanto o turbodiesel mHawk de 2,2 litros debita até 175 CV e 370 Nm de binário.

A potência pode ser enviada para as rodas traseiras ou para as quatro rodas, dependendo da sua preferência, através de uma caixa manual de seis velocidades ou de uma caixa automática Aisin de seis velocidades.
As credenciais todo-o-terreno do Thar Roxx são tão robustas como a sua aparência, especialmente quando equipado com o Sistema 4Xplor, que inclui diferenciais de bloqueio eletrónico e múltiplos Modos de Terreno. O Thar Roxx também possui um sistema Crawl Smart Assist – uma novidade para um veículo de fabrico indiano. Além disso, apresenta um impressionante ângulo de aproximação de 41,7° e uma profundidade de 650 mm.

Ricardo Carvalho

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