fbpx




Quando em 6 de abril de 1946, a Mabor inaugura, em Lousado, a sua primeira fábrica e no mesmo dia apresenta o primeiro pneu da marca, que era também primeiro pneu produzido em Portugal, estava longe de “imaginar” que, 75 anos depois, a marca continuaria viva, a “rolar” nas estradas e a ser uma referência em Portugal e no Mundo.

Com um percurso muito associado à competição automóvel, a Mabor distingue-se desde sempre pelo pioneirismo e pela inovação em termos de campanhas de publicidade e marketing. É à Mabor, segundo reza a história, que se fica a dever a introdução das primeiras placas de publicidade exterior em Portugal.

Para além do pioneirismo nas campanhas de marketing e publicidade, o percurso da Mabor distinguiu-se também pela ligação ao desporto automóvel. Foi durante a década de 50 que a Mabor iniciou esta forte ligação que manteve durante mais de 3 décadas, destacando-se não só a nível técnico e de performance, mas também enquanto marca, publicitando os maiores circuitos e competições da altura.

A partir desta época passa a ser impossível dissociar a marca do meio automobilístico português. Uma associação que se manteve ao longo de várias décadas e que ainda hoje se mantém bem viva nas memórias de muitos portugueses aficionados pelo desporto automóvel.

Nesta ligação ao desporto automóvel, de destacar a participação e o triunfo da Mabor no icónico Troféu Datsun 1200, em 2004, com um carro totalmente decorado com as cores da marca.

Em 1990, o Grupo Continental cria uma joint-venture com a Mabor e a marca passa a fazer parte do universo do Grupo. Dois anos depois, a Continental AG adquire a maioria do capital.

Num modelo exemplar de longevidade, que não é comum a muitas marcas, a Mabor é um dos principais símbolos do setor automóvel em Portugal e “é muito interessante perceber que, 75 anos depois, continua viva e a ser muito acarinhada pelos portugueses”, destaca Pedro Teixeira, diretor geral da Continental Pneus Portugal.

No ano em que se assinalam 75 anos do lançamento no mercado do primeiro pneu Mabor, os níveis de notoriedade que ainda hoje a marca alcança são “um case study, sendo líder destacada no seu segmento de mercado. O sucesso da Mabor reside também na sua íntima ligação à história de Portugal, tendo acompanhado várias gerações”, refere Pedro Teixeira.

Mabor – A História
• 1940 – Registou-se, uma empresa, a ser instalada em Lousado, pioneira no fabrico de pneumáticos em Portugal. Uma vez que esta indústria não estava desenvolvida em Portugal, a Mabor contou com a General Tire e Rubber Company como parceiro para entre outros, fornecer assistência tecnológica e maquinaria especializada.
• 1946 – A Mabor inaugura, em Lousado, a sua primeira fábrica e no próprio dia da inauguração apresenta o primeiro pneu da marca, vulcanizado mês anterior (março). Este foi também primeiro pneu produzido em Portugal.
• Década de 50 – É durante esta década que inicia a sua aposta no mundo dos desportos automóveis, tornando-se uma importante referência nacional nesta área. A Mabor destaca-se nas competições automóveis, não só a nível técnico, mas também enquanto marca, publicitando os maiores circuitos e competições da altura. A partir daqui passa a ser impossível dissociar a marca do meio automobilístico português. Os maiores pilotos da altura, como era o caso de Vasco Sameiro, corriam com pneus Mabor.
• 1968 – Mabor abre uma nova fábrica, nas proximidades, o que se torna expressão do seu crescimento tanto no volume de vendas, como no reconhecimento.
• Década de 70 – A Mabor volta a investir nas competições automóveis, desta vez através dos ralis. O background da marca nas competições em circuito deu-lhe credibilidade e fez com que os pilotos de rali confiassem na mesma. O gosto que os representantes da marca Mabor mostravam pela competição levou a mesma a criar o Troféu Mabor, uma prova que estava inserida no Campeonato Nacional de Ralis.
• Década de 80 – Após a suspensão das competições, devido à crise do petróleo, a Mabor voltou a promover a prova da marca, o Troféu Mabor.
• 1990 – A Continental AG e a Mabor decidem constituir uma nova empresa para a produção de pneus: a Continental Mabor. A Mabor e a Continental Mabor constituem-se como empresas autónomas e independentes sendo a primeira acionista da segunda. (Os terrenos foram assumidos, via contratos, pela segunda. A Mabor, enquanto empresa continuou com os restantes bens imóveis e com as outras empresas (Polímeros do Ave, Têxtil Artificial do Porto, ITA, Mabor Angola, Mabor Moçambique) e a área de vendas de pneus da marca Mabor, com delegações na zona Norte, Centro e Sul.
· 1992 – A Mabor vendeu as suas posições na ITA à Continental e a área de vendas e efetuou a fusão da área comercial dos pneus Mabor com Scrimex. A marca de pneus Mabor passa a pertencer a 100% à Continental.
· 1996 – A Mabor celebra meio século de existência no mercado.
• 1999 – A Volkswagen ganha exclusividade de distribuição de pneus Mabor na Alemanha.
• 2002 – O volume anual de vendas de pneus Mabor excede a marca de 1 milhão.
• 2007 – Início da distribuição exclusiva na Europa Oriental e Áustria, através da Porshe.
• 2008 – A Mabor lança o pneu Sport Jet 2, o sucessor do Sport Jet
• 2014 – É lançado o mais recente pneu da Mabor, o Sport Jet 3, no Autódromo do Sameiro, em Braga
· 2020 – Regressa às grandes competições desportivas, desta vez no relvado, ao patrocinar o Belenenses SAD. De recordar que a Mabor já tinha estado presente no futebol, já que na época 1996-1997 e 1997-1998 foi Sponsor Oficial do Boavista Futebol Clube.
2021 – Marca assinala 75 anos

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade