Revistacarros

Lynk & Co 02 é mais um SUV elétrico chinês para a Europa

A invasão chinesa da Europa continua, com a Lynk & Co a revelar o novo 02. É o primeiro veículo elétrico da empresa para o velho continente, embora também seja oferecido na China como Z20.

Anunciado como um impressionante crossover coupé de cinco portas, o 02 tem uma frente aerodinamicamente otimizada com unidades de iluminação divididas e uma entrada de ar com persiana ativa. Os designers também deram ao modelo um teto de vidro panorâmico, uma pintura em dois tons e jantes de 19 ou 20″. Outros destaques notáveis incluem puxadores de porta embutidos e um spoiler traseiro proeminente com luzes traseiras integradas.
Numa reviravolta curiosa, o modelo tem uma funcionalidade “Hey Honk”, que é um som personalizável que permite interações “amigáveis” com peões e outros utentes da estrada. A Lynk & Co afirmou que os testes demonstraram que “os peões consideraram o sistema uma alternativa preferível ao típico som assustador da buzina”.

Em termos de tamanho, o crossover mede 4460 mm de comprimento, 1845 mm de largura e 1573 mm de altura com uma distância entre eixos que se estende por 2755 mm. Isto significa que o modelo tem o mesmo comprimento que o Toyota Corolla Cross, mas tem mais 117 mm entre as rodas.
O habitáculo minimalista apresenta um painel de instrumentos de dois níveis e um volante oval “inspirado em aviões”. Os condutores sentam-se atrás de um painel de instrumentos digital de 10,2″ e a maioria dos controlos são operados através de um sistema de infotainment de 15,4″.

O interior apresenta uma interessante mistura de materiais reciclados e translúcidos, bem como detalhes salpicados. Os compradores também encontrarão carregadores duplos sem fios, um volante aquecido e bancos dianteiros eléctricos aquecidos. Existe até uma Journey Camera, que permite aos utilizadores “tirar selfies ou fotografias de grupo diretamente do espelho retrovisor para captar memórias durante as viagens”.

Outra caraterística estranha é a chamada “correia de partilha”. Está localizada junto ao volante e, segundo a empresa, um “puxão suave leva os utilizadores diretamente para a aplicação de partilha… para que possam começar a partilhar o seu automóvel em apenas alguns passos”.
Os que não estiverem com vontade de partilhar encontrarão uma bagageira com capacidade para 15 litros de equipamento. A esta junta-se uma bagageira de 410 litros.

O Lynk & Co 02 assenta na Arquitetura de Experiência Sustentável da Geely e tem uma bateria de iões de lítio NMC de 66 kWh. Esta alimenta um motor montado na traseira que produz 272 CV e 343 Nm de binário. Isto permite que o modelo acelere de 0-100 km/h em 5,5 segundos, antes de atingir uma velocidade máxima de 180 km/h. A autonomia é de 445 km.

Por falar em rapidez, um carregador rápido de 150 kW DC pode levar a bateria de 10% a 80% em apenas 30 minutos. Quando está cheia, os condutores podem esperar viajar até 277 milhas (445 km) com um único carregamento.
A segurança está no centro das atenções graças a 21 funcionalidades, incluindo travagem automática de emergência, aviso de colisão frontal e alerta de tráfego cruzado à frente/atrás. A estas caraterísticas juntam-se o controlo de velocidade de cruzeiro inteligente, o assistente automático de mudança de faixa, a deteção de ângulo morto e o reconhecimento de sinais de trânsito.

O modelo está atualmente disponível para encomenda e o preço começa em 35.495 euros em Itália. No entanto, na maioria dos outros países – incluindo a Alemanha, França e Países Baixos – começa nos 35.995 euros.

Exit mobile version