Revistacarros

Luxeed R7 é o primeiro SUV coupé desenvolvido com a ajuda da Huawei

A gama de veículos desenvolvidos com o apoio da Huawei na China será brevemente alargada com um novo SUV-Coupé que estará disponível com opções de propulsão BEV e EREV (extensor de autonomia).

O Luxeed R7, desenvolvido pela Huawei e pela Chery, junta-se ao sedan S7, que assenta na mesma base, com uma forma elegante de SUV que promete um habitáculo mais espaçoso.

As primeiras fotografias do Luxeed R7 foram partilhadas na rede social chinesa Weibo por Yu Chengdong, que é o chefe do programa Smart Car Solutions da Huawei. Chengdong disse que o nome R7 vem da revolução mundial, afirmando que o novo modelo vai superar os rivais de fabricantes de automóveis premium bem estabelecidos.


O design exterior é consistente com a linguagem de estilo encontrada noutros modelos das marcas Aito, Luxeed e Stelato. Previsivelmente, a forma das unidades de iluminação LED e a superfície da carroçaria são partilhadas com o sedan S7, embora numa carroçaria mais alta. O mesmo se aplica aos sensores ADAS – incluindo o Lidar montado no tejadilho – que alimentam o sistema de condução automatizada Qiankun ADS 3.0 da Huawei.

A Luxeed ainda não nos mostrou o interior do R7, mas fotos de espionagem anteriores da China sugerem que ele irá partilhar o mesmo design e tecnologia do painel de instrumentos com o sedan S7. Este último vem com um ecrã de 15,6 polegadas com o sistema HarmonyOS da Huawei. Quanto ao espaço disponível para os ocupantes e a sua bagagem, Chengdong promete que o R7 irá “exceder as expectativas”.


A marca também ainda não anunciou as especificações do R7, mas de acordo com as informações que surgiram online, vai medir 4.950 mm de comprimento com uma distância entre eixos de 2.950 mm. Essa pegada é semelhante à dos SUV Coupé com motores ICE, como o BMW X6 e o Mercedes GLE Coupe, posicionando-o entre o Modelo Y e o Modelo X da Tesla.

De acordo com a Car News China, tanto a versão BEV como a EREV do Luxeed R7 terão uma arquitetura de 800V, utilizando baterias de alta tensão de carboneto de silício. A julgar pelo sedan, o SUV-Coupé estará disponível com um único motor elétrico com 292 CV ou com dois motores elétricos com 496 CV. Fala-se numa autonomia máxima de 855 km, o que é consistente com o sedan.

O lançamento no mercado do Luxeed R7 na China está previsto para o terceiro trimestre do ano. O preço será provavelmente entre os ¥300.000-400.000 (entre os 41 mil e os 55 mil dólares), o que o tornaria ¥50.000 (6900 dólares) mais caro em comparação com o Luxeed S7.
A Luxeed (Huawei/Chery) é uma marca de segmento médio que se situa acima da Aito (Huawei/Seres), orientada para os SUV, e abaixo da Stelato (Huawei/BAIC), mais premium. O projeto HIMA ganhará em breve a sua quarta marca (Huawei/JAC), que deverá estrear um sedan topo de gama ultra-luxuoso.

Exit mobile version