A Lexus é uma das marcas mais fiéis ao seu padrão automobilístico. O novo UX assim o demonstra através de um inédito formato SUV compacto, como sempre, com o vanguardismo e a hibridação como porta-estandartes.
Se os carros falassem, o novo Lexus UX 250h utilizaria uma linguagem sofisticada, moderna e repleta de personalidade. Uma loquacidade que encaixa em cada vértice do primeiro SUV compacto da marca japonesa, complemento perfeito do catálogo para o segmento da moda.
Parte integrante da classe premium, o UX compete com representantes tão distintos como os Audi Q2 e Q3, BMW X1 e X2, Range Rover Evoque, Mercedes-Benz GLA… Com 4,50 metros de comprimento, por 1,84 de largura e apenas 1,54 m de altura, não fica muito longe dos valores do irmão NX (4,64 metros).
Uma das vantagens deste tipo de veículo tem a ver com o espaço a bordo, geralmente superior a modelos da mesma largura, mas mais colados ao solo. No UX 250h esta premissa não é rigorosa, porque a sua carroçaria mantém o centro de gravidade muito próximo da estrada, precisamente porque o tejadilho está mais baixo. Ainda assim, nas duas filas de bancos oferece cotas mais do que suficientes para que adultos com 1,80 metros não toquem com a cabeça no tejadilho. É mais limitado em largura para os ocupantes que viajam atrás, posicionados mais perto das cavas das rodas e afastados do centro; razão para que não se transporte ninguém do lugar central nas viagens mais longas. A bagageira também não é das maiores: 320 litros até à chapeleira (438 litros até ao tejadilho).
Cuidado no detalhe
Ainda no interior, acentua a singularidade
propondo um ambiente que denota estilo e acabamentos de qualidade. Mais ainda
nesta versão Luxury, que coroa a gama com excelentes acabamentos na parte
superior do tablier ou com o forro em pele dos bancos, dotados de climatização automática,
de acordo com a temperatura selecionada para o habitáculo.
No que concerne à funcionalidade de outros
elementos, recordamos uma frase do dossier de imprensa do modelo. Fala de
“comandos intuitivos e ecrãs de fácil leitura”. Os ecrãs são, de facto, de
leitura simples, com grande qualidade de definição e contraste. Tudo isto é
complementado por um generoso Head-up display (projeta a informação da viagem
no para-brisas com boa qualidade) e por uma instrumentação clara e concisa.
Mais discutível é o primeiro argumento, o
tal dos “comandos intuitivos”. Recorre a um painel tátil (uma espécie de rato
de computador) para controlar o ecrã central (que não é tátil) e cuja
utilização distrai mais do que o condutor do que o desejado. A própria
colocação do seletor dos modos de condução e do botão que desliga o ESP, nas
laterais do painel de instrumentos, é discutível.
Híbrido e ponto
Continuando com as particularidades deste UX 250h, a única motorização disponível é híbrida. Em concreto, o sistema de quarta geração também implementado no novo Toyota Corolla. Ou seja, um bloco de quatro cilindros a gasolina, aspirado, de 2.0 litros e 146 CV, que surge associado a um motor elétrico de 109 CV para oferecerem em conjunto 184 CV. O valor da potência não envergonha, antes pelo contrário, mas com um rendimento algo díspar: apenas 177 km/h de velocidade máxima, acompanhados de interessantes 8,5 segundos nos 0 aos 100 km/h.
Para além dos números, o UX é um carro de recuperações enérgicas desde os baixos regimes, precisamente onde o sistema híbrido começa a despontar. Refinamento e eficiência são características na condução urbana e extraurbana; habitat onde este Lexus joga bem os seus “trunfos” e obtém um consumo na casa dos 6 l/100 km (a média total do teste rondou os 7 litros). E consegue-o com um sistema que vai cedendo continuamente protagonismo ao movimento puramente elétrico: por exemplo, pode fazer manobras a velocidades reduzidas com o motor térmico desligado.
A bateria, que se carrega durante a condução com travagens e desacelerações (não há carregamentos por tomada), apenas garante um alcance máximo de 2 km em modo totalmente elétrico (é possível forçar este modo com um botão correspondente). O “plus” elétrico felizmente intervém em muitos momentos da condução, o que acaba por ser positivo.
Com mais “faísca”
Mais do que um SUV rápido, o UX é sereno. E
mais do que desportivo, é confortável. Isto não compromete uma boa dinâmica e
ficamos com uma grata sensação ao terminar um troço de estrada com mais curvas:
apoia-se muito bem e sempre com pouca subviragem.
O baixo centro de gravidade, que como referido,
diminui a largura interior, a sua generosa distância entre eixos e uma
suspensão variável adaptativa (associada a este nível Luxury) fazem muito bem o
seu trabalho. Em travagem, o UX 250h pouco ou nada se descompõe e perante
mudanças de direção favorece uma condução estável e ágil. Fora de estrada, o
melhor são os caminhos em bom estado de conservação e pouco mais.
Na
transmissão, o SUV japonês confia no esquema de caixa automática habitual nos
modelos da Toyota e da Lexus; de variação contínua com controlo eletrónico
muito cómodo, mas que acaba por ser o elemento que menos se adapta à dinâmica.
O sistema estabelece uma relação singular: ao acelerar a fundo, o motor sobe o
regime ao máximo enquanto o carro ganha velocidade de uma forma menos linear
que um automóvel convencional. Em todo o caso, neste UX, a “coisa” funciona um
pouco melhor e a impressão de patinagem da embraiagem é menor.
Para terminar, o UX 250h Luxury vem
literalmente com tudo (há versões de tração integral) com um preço que começa nos
60.200 €.
CONCLUSÃO
É um SUV com muita personalidade, com um desenho marcante e uma dinâmica apurada. A sua motorização híbrida proporciona uma utilização diferente, sobretudo porque a caixa de velocidades encaixa melhor. É suave e comedido nos consumos.
Texto Juan Pablo Esteban / Fotos Paulo Calisto
Lexus UX 250H Luxury
FICHA TÉCNICA
TIPO DE MOTOR | Gasolina, 4 cili em linha, injeção direta e indireta |
CILINDRADA | 1.987 cm3 |
POTÊNCIA | 152 CV às 6.000 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | 190 Nm entre as 4.400 e as 5.200 rpm |
MOTOR ELÉTRICO | Síncrono de magneto permanente |
POTÊNCIA | 109 CV |
BINÁRIO | 202 Nm |
TENSÃO NOMINAL | 216 V |
POTÊNCIA COMBINADA | 184 CV |
V. MÁXIMA | 177 km/h |
ACELERAÇÃO | 8,5 s (0 a 100 km/h) |
CONSUMO (WLTP) | 5,3 l/100 km (combinado) |
EMISSÕES CO2 (WLTP) | 120 g/km |
DIMENSÕES (C/L/A) | 4.495 / 1.840 / 1.520 mm |
PNEUS | 215/60 R17 |
PESO | 1.540 kg |
BAGAGEIRA | 320 l |
PREÇO | 60.200 € |
GAMA DESDE | 45.500 € |
IUC | 204,21 € |
LANÇAMENTO | Abril de 2019 |
EQUIPAMENTO
SÉRIE: Airbags frontais, laterais (dianteiros) e de cortina; airbags de joelhos para o condutor; controlos de estabilidade e tração; sistema de segurança de pré-colisão; assistência à manutenção na faixa de rodagem; monitor de ângulo morto; sistema de reconhecimento dos sinais de trânsito; cruise control adaptativo; seletor do Modo de Condução: Eco/Normal/Sport/Sport Plus; ar condicionado automático bizona; sensores de chuva e luz; monitor de assistência ao estacionamento; sensores de estacionamento; monitor de visão panorâmica 360º; alerta de tráfego transversal traseiro com função “brake” (RCTAB); Smart Entry; faróis dianteiros Tri-LED; sistema de máximos adaptáveis; bancos em pele; bancos dianteiros ventilados e aquecidos; abertura do portão da mala elétrico e com sensor de pé; retrovisores elétricos aquecidos e retráteis; teto de abrir elétrico; volante multifunções em pele com regulação elétrica; ecrã multi-informações de 7″; Head-Up Display (HUD); sistema áudio Mark Levinson com 13 altifalantes; sistema multimédia com ecrã de 12,3’’, 2 entradas USB, Bluetooth e navegação; sistema de Resposta de Emergência (eCall); carregador wireless para smartphones; e jantes de liga leve de 18 polegadas.
OPCIONAIS: Pintura metalizada (1.082 €); barras de tejadilho (250 €); saia dianteira (813 €); saia traseira (306 €); estofos em pele HSD (1.432 €).