Revistacarros

Lexus LBX Morizo RR mostra-se em versão final… para já só para o Japão

Que o Lexus LBX poderia tornar-se ainda mais potente já se sabia há algum tempo, graças a vários rumores e antecipações. E até graças ao protótipo LBX Morizo RR que a Lexus apresentou no Salão Automóvel de Tóquio, em janeiro de 2024, mostrando os primeiros indícios estéticos e mecânicos do que poderia ser.

Agora, alguns meses depois, o protótipo tornou-se realidade. O Lexus LBX Morizo RR de produção, a versão mais potente e desportiva do crossover japonês, fez a sua estreia no Japão.

Sob o capô está o motor turbo de 1,6 litros dos seus “primos” da Toyota, o GR Yaris e o GR Corolla, acompanhado de um estilo específico. Será que também virá para a Europa? Para já, não há nada de oficial. Uma pena…
Antes de entrar nas especificações do Lexus LBX Morizo RR, vale a pena explicar como surgiu esta versão especial. O seu desenvolvimento foi supervisionado pelo próprio Akio Toyoda (Presidente do Grupo Toyota).
O executivo japonês é, de facto, um piloto experiente, que compete sob o nome Morizo, e fez algumas sugestões à equipa da Lexus, tanto em termos estéticos como mecânicos.

Assim nasceu um Lexus LBX com 305 CV, a mesma potência do Corolla GR, e 400 Nm de binário, enviados para as quatro rodas através da caixa automática Direct Shift-8AT ou da manual iMT de 6 velocidades. Os números oficiais não mencionam a velocidade máxima, referindo apenas o tempo necessário para ir dos 0 aos 100 km/h: 5,2 segundos.

Naturalmente, existem também outras modificações mecânicas, como a afinação fina para uma melhor capacidade de resposta e estabilidade, juntamente com uma atenção especial à insonorização, mesmo durante as fases mais desportivas da condução. Distinguir o Lexus LBX Morizo RR do resto da gama é fácil, a começar pelas jantes forjadas de 19 polegadas específicas da versão. Também fazem parte do pacote de estilo os para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, as cavas das rodas na cor da carroçaria, a distância ao solo reduzida, os bancos desportivos, os pedais em alumínio e muito mais.

Como já foi referido, o LBX Morizo RR começa a ser vendido hoje no Japão, com a versão especial Bespoke Build (produzida em apenas 100 unidades), que será atribuída por sorteio, como é habitual no mercado nipónico para modelos de edição limitada.

Exit mobile version