A mais recente aposta da Lexus, o LBX, o SUV de segmento B que pretende ser o substituto do popular CT200h, aquele que era o Lexus mais barato de todos, mostrou-se pela primeira vez em Portugal no concessionário da Lexus de Lisboa, junto da Avenida da República.
As encomendas vão arrancar no dia 6 de novembro mas as primeira entregas a clientes acontecerão apenas em março de 2024.
Este novo modelo pretende conquistar para a marca novos clientes, graças a aspetos que para o construtor serão os mais valorizados, como a imagem, a qualidade e a motorização. Desde logo LBX significa Lexus Breakthrough Crossover e acaba por se identificar com os modelos mais refinados e mais potentes da marca.
A estética é apelativa, tanto do lado de fora como do lado de dentro, até porque a aposta é cativar pela imagem e do lado de dentro também pela habitabilidade e pela qualidade de construção.
Debaixo do capô, encontramos a bem sucedida mecânica híbrida que tem por base o motor 1.5 litros, que à boleia de um motor elétrico alcança os 136 CV e 185 Nm de binário. A bateria é nova e a sua capacidade não foi divulgada.
A marca já tem 50 unidades encomendadas e para já só estão disponíveis as versões mais equipadas. A versão base, chamada LBX, vai chegar apenas em junho de 2024.
A versão base garante um equipamento de série com jantes de 17″, bancos em tecido, volante e alavanca de velocidades em pele Tahara, banco do condutor com ajuste lombar, painel de instrumentos de 7″, ecrã multimédia de 9,8″, sistema de navegação, uma entrada USB (à frente), ar condicionado automático de duas zonas e câmara traseira de estacionamento, além do pacote de sistemas de segurança e apoio à condução Lexus Safety System. O preço começa nos 34 950 euros.
A versão Elegant, uma das mais equipadas e que custa 38 500 euros, tem uma lista com jantes de 18″, sensor de chuva, retrovisor interior electrocromático, bancos em pele Tahara e aquecidos, ajuste lombar (condutor) e em altura (passageiro), Pack Comfort, Smart Entry, carregador wireless de smartphones entradas USB (2 à frente, mais 1 atrás) e retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente.
Por 41 500 euros encontramos a versão Emotion, valor que já contempla jantes de 18″ maquinadas, vidros escurecidos, bancos em pele Tahara perfurada, Pack Tech, bagageira de abertura elétrica, painel de instrumentos de 12,3″, sistema de purificação do ar NanoeX, sensores de estacionamento e monitorização da atenção do condutor.
Há também a opção Relax por 44 000 euros, que inclui elementos como os bancos em pele semi-aniline, banco dos condutor com ajuste elétrico e de memória, volante aquecido, patilhas no volante, Digital Key e o Pack Premium, sinónimo de faróis High LED, iluminação de assistência em curva, e faróis de nevoeiro dianteiros.
Já no topo da gama, duas variantes da mesma versão Cool, com a primeira a apresentar como principal novidade os revestimentos dos bancos em Pele Alcantara, o que também justifica os 44.350 euros de preço de entrada, enquanto a Cool+, disponível a partir de 47.500 euros, adiciona o chamado Pack Advanced, do qual faz parte o estacionamento remoto, HUD, comandos touch no volante e sistema de som Mark Levinson.