fbpx




A Lexus tem vindo a desenvolver um sistema de direção por fios há vários anos, mas, em vez de o lançar no mercado à pressa, levou o seu tempo a aperfeiçoá-lo.

Parece que foi exatamente isso que foi feito com o Lexus RZ 2026 facelift, confirmando que será lançado com steer-by-wire. O modelo atualizado também estreia com mudanças de velocidade simuladas, que prometem tornar a experiência de condução um pouco mais envolvente.

Até agora, a marca japonesa divulgou apenas as especificações europeias para o 2026 RZ, com detalhes para o modelo norte-americano ainda pendentes.O modelo básico é conhecido como RZ 350e e possui um único motor elétrico no eixo dianteiro com 224 CV (167 kW) e 269 Nm de binário.

Uma bateria de 77 kWh é fornecida de série em toda a gama, com a Lexus a estimar uma autonomia de condução de até 575 km para o RZ 350e.
Foi também anunciado um par de variantes mais direcionadas para a performance. A primeira recebe a designação RZ 500e e inclui dois motores elétricos que se combinam para debitar 375 CV (280 kW), impulsionando-o até aos 100 km/h em 4,6 segundos. Este modelo tem uma autonomia estimada de 500 km.

A novidade da gama para o ano de 2026 é o RZ 550e F Sport, que produz 402 CV (300 kW) e acelera até aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Como seria de esperar, o aumento do desempenho é feito à custa da autonomia para 450 km.

Talvez a maior novidade do 2026 RZ seja o facto de estar agora equipado com um sistema completo de direção por fios. Testámos um protótipo deste sistema em 2023, e agora está pronto para o horário nobre. O sistema é emparelhado com um volante yoke e apresenta relações de direção variáveis, sem qualquer ligação física entre o yoke e as rodas dianteiras.

 

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade