Trabant (Alemanha de Leste)
Os passeios de Trabant, que se tornaram uma parte divertida das visitas a Berlim, são uma ilustração viva de que o carro da Alemanha de Leste para as massas é um verdadeiro símbolo da antiga República Democrática Alemã, tal como o famoso muro da cidade. Mas não se deixe enganar pela nostalgia. O Trabant, apresentado pela primeira vez em 1957, era um veículo muito primitivo, com um motor a dois tempos pouco potente e um chassis monobloco que imprimia um comportamento dinâmico pouco preciso. A carroçaria era feita de Duroplast – um plástico de resina composta que era inovador para a época – mas não possuía sequer elementos básicos como um indicador de combustível ou cintos de segurança. O modelo foi vendido durante décadas e, em 1989, foram construídos 150.000 exemplares, uma vez que a procura se manteve elevada. Mas quando a unificação alemã foi acordada em outubro de 1990, o fim do Trabi aproximou-se – sobretudo devido às suas terríveis emissões, que não se coadunavam com aquilo que se passava no Ocidente.