Lecar, o carro elétrico brasileiro que promete mais de 400 km de autonomia e dispensa pintura.
Ainda desconhecida além fronteiras, a Lecar é uma fabricante de automóveis brasileira com sede em Alphaville, São Paulo. Apesar de fundada há pouco mais de dois anos, ambição é coisa que não falta a esta companhia liderada por uma equipa constituída por profissionais com passagem em marcas como a Ford, Toyota e Nissan, para abraçaram agora o desafio da eletrificação em nome próprio.
A Lecar não pretende apenas fabricar um carro elétrico no Brasil, mas desenvolver um produto totalmente pensado para o país. “O projeto é de um carro feito para os desafios das estradas do Brasil, com tecnologia de ponta, resistência, prazer na direção e alinhado à necessidade de redução de emissões de CO2, que foi o grande motivador para embarcarmos nesse projeto”, explicou em entrevista Flávio Figueiredo Assis, fundador e porta-voz da Lecar.
O Model 459 é o primeiro automóvel da empresa a sair das linhas de montagem em Caxias do Sul, perto de Porto Alegre.
Trata-se de uma berlina 100% elétrica que promete aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e uma autonomia até 400 quilômetros por carga.
O carro pode ser recarregado em uma tomada simples caseira de 220V em apenas 12 horas, mas admite também carga rápida para recuperar de 20% e 80% da bateria em cerca de 25 minutos.
O Model 459 já está disponível para encomenda no site da Lecar, com preços começando a partir 279 mil reais, qualquer coisa como 49.000 euros.
Pintura sem tinta
Entre os destaques, a utilização do composto SMC, que não é necessário pintar, o branco ou o preto das carroçarias são as cores originais do SMC. O modelo pode ser personalizado com películas veiculares, que têm um baixo custo de aplicação.
Sobre a carroçaria, a empresa refere que é um “projeto exclusivo, produzido em material tecnológico, o mesmo usado na Formula 1, apropriado para as condições tropicais e litorâneas do Brasil”.
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A tecnologia empregada é chamada de Sheet Moulding Compound (SMC), com prémios internacionais de aplicação e, de melhor produto de 2016 pela Society of Plastics Engineers (SPE), na Alemanha. Material flexível, resistente e tecnológico.
“O SMC é mais leve e cinco vezes mais forte que o aço e dura para sempre. Utilizado na Formula 1 e por grande marcas com Ferrari, Porsche e Lamborghini, uma vez que apresentam um melhor desempenho e mais economia devido a relação peso x potência”, diz a Lecar.