Já é possível comprar automóveis chineses na Europa, mas em breve os europeus poderão adquirir um automóvel de marca chinesa produzido no seu próprio continente.
A Leapmotor está pronta para começar a construir veículos elétricos na fábrica da Stellantis, na Polónia, já na primavera.
Os kits do modelo T03 parcialmente montados (CKD) serão enviados da China para a fábrica de Tychy, na Europa, que está prestes a ficar com muita capacidade disponível, segundo a Reuters. A fábrica de Tychy produziu o 500 a combustão durante mais de 15 anos, mas a produção termina no primeiro semestre deste ano porque o 500 não cumpre os requisitos de homologação a partir de julho.
Já o T03 é um pequeno carro urbano elétrico, ligeiramente mais pequeno do que um Mitsubishi Mirage ou um Hyundai i10. Mas, ao contrário destes carros, que são estritamente movidos a combustão, o T03 é elétrico com uma autonomia de cerca de 280 km.
Enquanto outros fabricantes de automóveis chineses estão a planear a criação de novas fábricas em países como a Itália e a Hungria, a Leapmotor tem um avanço graças à decisão da Stellantis de comprar uma participação de 21% em outubro passado por 1,6 mil milhões de dólares. As duas empresas criaram uma empresa comum que daria ao grupo ocidental uma melhor posição no mercado chinês, mas, mais importante ainda, traria os automóveis da Leapmotor para a Europa.
O acordo confere à Stellantis o direito exclusivo de construir e vender veículos Leapmotor fora da China, o que não significa necessariamente limitar a atividade à Europa. Carlos Tavares, CEO da Stellantis, disse no mês passado que a empresa também poderia construir veículos elétricos na América.
As empresas ocidentais, como a Stellantis, ainda não conseguem produzir veículos eltricos ao mesmo preço que os automóveis com motor de combustão e estão sob enorme pressão dos novos fabricantes de automóveis chineses, que já conseguiram praticamente a paridade entre os dois tipos de alimentação.