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O Land Rover Defender original deixou de ser produzido em 2016, mas mantém um grande número de seguidores em todo o mundo.

Em resposta à procura de modelos personalizados, a Land Rover trouxe-o de volta através da sua divisão Works Bespoke, com caraterísticas modernizadas, atualizações do chassis e inúmeras opções de personalização.
O Defender V8 clássico da Works Bespoke está disponível nas carroçarias 90 e 110. Todas as encomendas serão baseadas em veículos doadores produzidos entre 2012 e 2016 e serão “remasterizados à mão no Reino Unido” pelos engenheiros da Land Rover Classic. Para além do restauro, os Defenders serão reestruturados e melhorados em “centenas de horas de trabalho meticuloso”.

O exterior pode ser especificado em qualquer cor desejada, retirada das paletas Heritage, Contemporary, Premium e SV Metallic, ou utilizando o serviço de correspondência à medida. O tejadilho pode ser pintado numa tonalidade contrastante, com os detalhes exteriores em prateado ou preto. A Land Rover oferece diferentes opções para a grelha (designs Heritage, Standard ou Adventure), que é ladeada por modernos faróis LED.

Os Defender especiais são montados em jantes Wolf de 16 polegadas ou em jantes Sawtooth de 18 polegadas. O exterior também pode ser equipado com degraus laterais, uma barra de tejadilho, uma gaiola de expedição, uma escada, LEDs montados no tejadilho e um guincho. Outras opções incluem o Pack Aventura com uma tenda montada no tejadilho e a mais extensa Conversão Ply Guys Camper, que transforma o Defender numa verdadeira caravana.

O interior foi estofado com pele, disponível em cinco acabamentos monocromáticos e oito duotónicos. Os clientes podem escolher entre os bancos Premium ou os bancos Recaro, com maior apoio. A consola central mantém o aspeto clássico, com um novo ecrã tátil de 3,5 polegadas que acrescenta funcionalidades de bluetooth, navegação e rádio DAB. A Land Rover também redesenhou o seletor de velocidades e acrescentou inserções em preto brilhante.

Tal como nos anteriores Defender construídos pela Works Bespoke – incluindo as séries Islay Edition e Trophy – as novas comissões serão equipadas com o motor V8 de 5,0 litros de aspiração natural que produz 405 CV e 515 Nm de binário. O motor está exclusivamente acoplado a uma caixa automática de oito velocidades da ZF, que envia a potência para as quatro rodas.

A suspensão foi melhorada com molas helicoidais Eibach revistas, barras estabilizadoras e amortecedores Bilstein, melhorando o conforto de condução. Por fim, o Defender beneficia de travões Alcon de quatro pistões orientados para o desempenho, com discos de maiores dimensões em ambos os eixos.
O Defender V8 clássico da Works Bespoke é significativamente mais caro do que qualquer variante do novo Defender. Mais especificamente, o Defender 90 de quatro lugares começa a partir de 225 mil euros, o Defender 110 de cinco lugares a partir de 236 mil euros, e o Defender 110 de sete lugares a partir de 242 mil euros, e isto antes de impostos ou quaisquer opções.

Ricardo Carvalho

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