Revistacarros

Land Rover reedita o nome Freelander como marca elétrica para a China

O SUV compacto Land Rover Freelander pode ter estado ausente dos catálogos de produtos da JLR desde 2015, mas o seu nome está prestes a regressar como gama de veículos elétricos.

Estes modelos de produção chinesa resultarão da joint-venture Chery Jaguar Land Rover (CJLR), aproveitando a arquitetura de veículos eléctricos da Chery. Inicialmente lançados na China, existem planos para a exportação global dos novos Freelander.

As duas marcas assinaram uma Carta de Intenções com o objetivo de reforçar a oferta de produtos da CJLR na China. O Freelander será comercializado como uma marca independente com “uma carteira avançada de veículos eléctricos”, separada das ofertas existentes da Chery e da JLR.
O anúncio descreve os novos produtos como “veículos eléctricos convencionais”, o que sugere que terão preços competitivos. Os novos Freelanders serão concebidos com o contributo dos estúdios de design da Chery e da JLR. Ainda não é claro se a gama se limitará aos SUV ou se também incluirá ofertas de menor perfil.

Adrian Mardell, Diretor Executivo da JLR, descreveu o acordo como “um passo estratégico importante para a JLR, que sublinha o nosso compromisso contínuo com a China e complementa a nossa atividade atual na China”. Yin Tongyue, Presidente do Grupo Chery, acrescentou que a marca Freelander irá “proporcionar aos consumidores chineses e mundiais uma experiência única de veículo elétrico”.

Os novos Freelander serão produzidos na cidade de Changshu, no leste da China, na atual fábrica da CJLR. A joint-venture está ativa há 12 anos e produz atualmente o Land Rover Discovery Sport, o Range Rover Evoque e o Jaguar E-Pace, bem como os sedans Jaguar XF e XE em formato de longa distância entre eixos.

A gama Freelander estará inicialmente disponível através de uma “rede distinta” na China. No entanto, as empresas indicaram que os veículos eléctricos estão planeados para exportação global no futuro. Atualmente, não existe informação disponível sobre o calendário de lançamento da nova marca.

Exit mobile version