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A família Land Rover Defender tem um novo elemento, e é o modelo mais potente e mais rápido alguma vez “vestido” com o emblema Defender. Chama-se OCTA e foi apresentado antes da sua estreia dinâmica no Festival de Velocidade de Goodwood, no próximo fim de semana.

A principal caraterística do novo Defender OCTA é o seu motor. Enquanto o atual Defender V8 utiliza um V8 de 5,0 litros sobrealimentado, o OCTA utiliza um V8 biturbo de 4,4 litros de origem BMW com tecnologia híbrida moderada. Produz 635 CV e 750 Nm, embora esse valor de binário aumente para 800 Nm com o launch control ativado.

Em linha reta, o poderoso 4×4 precisa de apenas 4,0 segundos para atingir 100 km/h, o que faz deste Defender o mais rápido de sempre. No entanto, o Defender nunca teve a ver com um desempenho em estrada impressionante e, em vez disso, tornou-se um ícone devido à sua robustez e capacidade fora de estrada.

Este novo modelo está posicionado 28 mm mais alto do que os modelos Defender mais pequenos. Foi equipado com braços mais compridos e resistentes para melhorar a articulação das rodas e inclui a nova tecnologia de suspensão 6D Dynamics da marca. Esta configuração consiste em amortecedores semi-activos continuamente variáveis interligados hidraulicamente que, segundo a Land Rover, reduzem a inclinação e o rolamento da carroçaria em estrada, melhorando também a articulação fora de estrada.

Está equipado com um sistema que deteta automaticamente a superfície em que está a ser conduzido e optimiza o Defender em conformidade. Os condutores podem também ajustar manualmente as definições da direção, do acelerador e da suspensão. Existe também um novo modo de condução denominado “OCTA”. Neste modo, é ativado um controlo de arranque fora de estrada e o ABS é ajustado para se tornar mais eficaz em superfícies soltas. O mesmo conjunto de modos de resposta ao terreno dos outros Defender está presente, incluindo as definições de areia, lama e sulcos, relva, gravilha, neve e rastejamento em rocha.

Esta nova versão destaca-se imediatamente das variantes mais pequenas do Defender. Tem pneus Goodyear Advanced All-Terrain de 33 polegadas, cavas das rodas alargadas, um painel frontal completamente revisto e um novo para-choques traseiro com quatro tubos de escape. Todos os OCTAs construídos terão um esquema de pintura de dois tons com um tejadilho e porta traseira em Preto Narvik, e os proprietários podem optar por uma película de proteção mate a ser aplicada em toda a carroçaria.

As alterações continuam no habitáculo. Estão disponíveis duas novas opções Ultrafabric, enquanto que, de série, o Defender OCTA inclui pele semi-anilina Burnt Sienna com acabamentos em tecido Kvadrat. A Land Rover também se deu ao trabalho de conceber novos bancos para o modelo e instalou um novo sistema áudio que, segundo a marca, permitirá aos passageiros da frente “sentir, bem como ouvir, a música”.

Ricardo Carvalho

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