Na mente de muitos entusiastas de automóveis, maior é melhor, por isso não é de admirar que cada vez mais especialistas do mercado de pós-venda estejam a lançar criações loucas de seis rodas. Poucos nomes são mais sinónimos destas conversões 6×6 do que a Apocalypse Manufacturing de Pompano Beach, Florida. Esta é a sua mais recente criação e é muito arrojada.
Ansioso por criar o 6×6 mais louco que se possa imaginar, a Apocalypse pegou num Land Rover Defender e transformou-o naquilo a que chama o “World Ender”. Cortou o chassis antes de o alargar e adicionar um terceiro eixo, juntamente com duas rodas extra. É importante notar que, ao contrário de algumas conversões 6×6 mais baratas, as duas rodas extra não estão simplesmente a acompanhar e são acionadas, o que significa que este é um verdadeiro veículo com tração às seis rodas.
As alterações vão muito além de um conjunto extra de rodas. A empresa da Flórida reviu a configuração da suspensão do Defender, permitindo que a altura ao solo foi aumentada ao toque de um botão. Também foi equipado com jantes de 20 polegadas de estilo militar, revestidas com pneus gigantescos de 38 polegadas, e deverá passar pelos trilhos todo-o-terreno mais difíceis que se possa imaginar.
Foram efectuadas várias alterações à carroçaria do Land Rover e existem agora novos guarda-lamas alargados, placas de derrapagem, degraus laterais e barras de proteção contra pedras, bem como uma barra de proteção laranja brilhante à frente. Foram montados projetores LED no tejadilho, juntamente com uma barra de tejadilho, enquanto na traseira se encontram barras desportivas e uma roda sobresselente de tamanho normal e um pneu na cama.
A locomover este gigante está o V8 sobrealimentado de 5,0 litros de série que é oferecido com o Defender, debitando 518 CV e 625 Nm de binário.
Não se sabe quanto pesa o World Ender, mas é obviamente um pouco mais pesado do que um Defender normal, o que terá impacto no seu desempenho
O exemplo que está a ver já foi entregue a um cliente em Jacksonville, na Flórida, mas a Apocalypse terá todo o gosto em construir outros Defender 6×6, desde que os clientes estejam dispostos a pagar pelo menos 335 mil euros pela conversão.