Revistacarros

Lancia Stratos, o ícone do mundo dos ralis, está hoje de parabéns

Foi há exatamente 50 anos, a 25 de setembro de 1973, que o incontornável Lancia Stratos escreveu a primeira página de uma história notável. Nesse ano, comandado pela dupla Sandro Munari e Mario Mannucci, foi inscrito em competições ainda como protótipo e rapidamente alcançou aquela que seria a sua primeira vitória internacional. Um sucesso que surgiu no seguimento do primeiro triunfo em abril desse ano no Firestone Rally.

O Lancia Stratos viria a assumir-se como um verdadeiro conquistador de ralis, acumulando vitórias sucessivas. O Stratos venceu inclusivamente o Rali de Monte Carlo três vezes consecutivas, três Campeonatos do Mundo de Construtores, de 1974 a 1976, e até três Campeonatos da Europa de Pilotos. Ao volante de um Stratos, Munari também ganhou a Taça de Pilotos de Ralis da FIA em 1977.

Por ocasião desta comemoração dos 50 anos da primeira vitória internacional, o Circuito de Remparts d’Angoulême organizou um evento especial no percurso histórico de Nouvelle-Aquitaine, que acolhe automóveis clássicos, exposições e ralis, com a presença de um vasto leque de convidados, entre os quais o ex-piloto Bernard Darniche, indissociavelmente ligado ao Lancia Stratos, com o qual venceu dois Campeonatos Europeus de Ralis e nada menos do que quatro das sete rondas que conquistou na sua carreira no âmbito do Campeonato do Mundo de Ralis.

Exit mobile version